Guia Paleo: Sugestões de Pequenos-Almoços

Partilho convosco mais um guia Paleo. Desta vez, procuro explicar-vos como deve ser composto o pequeno-almoço e mostro-vos imensas sugestões para que não vos falte inspiração. Parte do meu texto é uma adaptação do que escrevi para a 3ª  edição da Revista Paleo XXI (mês de abril).

Se gostarem mais de ver vídeos do que de ler, vejam este meu vídeo de 5 minutos em que falo sobre os pequenos-almoços e mostro vários exemplos. 

dicas e sugestões para o pequeno-almoço paleo

Adapte os seus pequenos-almoços aos seus gostos, objetivos (ganho, manutenção ou peda de peso) e possibilidades financeiras.

como deve ser composto o pequeno-almoço

O pequeno-almoço Paleo deve ser constituído por “comida de verdade”, de preferência alimentos de baixo índice glicémico, ou seja, boas gorduras e poucos hidratos de carbono. É a fórmula ideal para sentir mais energia, bem-estar e saciedade ao longo de toda a sua manhã.

não tem fome ao acordar?

  • Caso se levante muito cedo ou simplesmente não tem apetite, pode optar por não comer nada. Não fique assustado com esta minha afirmação, pois o vencedor do Nobel da Medicina de 2016, Yoshinori Ohsumi é um grande defensor do jejum, mostrando-se, por isso, contra a crença errada de que se deve comer de 3 em 3 horas.
  • Pode também iniciar o seu dia com o Café “Turbinado”. Além de café (o ideal é o biológico, moído na hora), é composto por uma colher de sopa de óleo de coco extra virgem e/ou manteiga clarificada. Pode adicionar especiarias como canela (do Ceilão), açafrão e pimenta preta, por exemplo. Esta combinação de ingredientes permite que tenha mais energia, se sinta saciado e auxilia no processo de queima de gordura. 

(Ainda não tenho uma caneca Paleo XXI, por isso tive de improvisar :D)

Acorda com fome e não sabe o que fazer?

Comece o seu dia com alimentos que aprecia e que se enquadram no estilo de vida Paleo, dando primazia àqueles que o farão sentir-se satisfeito por várias horas. Partilho consigo alguns exemplos meus que lhe podem dar mais inspiração.

1. Ovos: mexidos, cozidos, escalfados (em água ou tomate) ou fritos em gorduras boas como manteiga clarificada ou óleo de coco extra virgem. Faça variações à sua escolha.

2. Panquecas*

Panquecas de Laranja e Iogurte (Receita Aqui)

Panquecas de Maçã (Receita Aqui)

Panquecas de Limão e Iogurte (Receita Aqui)

Panquecas de Banana (Receita Aqui)

3. Pão Paleo*

(Receita do Pão Aqui)

*NOTA:  Esporadicamente, no seu pequeno-almoço, se for desejo seu, pode consumir pão, panquecas ou crepes paleo. No entanto, que não se torne rotina. Modere no seu consumo e, para a confeção destas receitas, privilegie as farinhas com menos hidratos de carbono (amêndoa, coco e sementes).

Sabia que até pode começar a manhã com uma reconfortante sopa?

Pode comer uma refeição tão simples quanto esta: sopa de legumes e juntar um ou dois ovos cozidos. No começo pode parecer “estranho” começar o dia com este tipo de alimentos, porém antes de pensar que não vai conseguir ou não vai gostar, simplesmente experimente.

 

Sejam Saudáveis, Sejam Felizes

– Suzana Cardoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *