Churros/Farturas Sem Glúten e Sem Açúcar Refinado: Fazem lembrar as das festas populares!
Junho 10, 2018 2022-11-22 22:27Churros/Farturas Sem Glúten e Sem Açúcar Refinado: Fazem lembrar as das festas populares!
Churros/Farturas Sem Glúten e Sem Açúcar Refinado: Fazem lembrar as das festas populares!
Serão Churros ou Farturas? Não sei qual é o nome mais correto. O que importa é que estes churros/farturas não têm glúten, cereais nem açúcar refinado. São feitos com ingredientes que entram no conceito Paleo (Primal).
Simples, com chocolate ou com canela. Há para todos os gostos. O sabor é semelhante ao das farturas de compra (só que são menos doces.)
Mesmo sendo feito com ingredientes paleo, é para comer com MODERAÇÃO. Aqui por casa, os não paleo gostam imenso desta receita, o que é maravilhoso, pois assim consigo evitar que comprem aqueles “venenos” nas festas populares.
Como a Magia Acontece
Ingredientes
ATENÇÃO: Quando fizerem as minhas receitas e partilharem nas redes sociais, identifiquem o meu nome e/ou coloquem o link da receita, de modo a que eu possa ter a alegria de ver a vossa versão 😀 . Não partilhem “Prints” nem transcrevam as minhas receitas quando publicarem a vossa versão, pois desse modo estarão a prejudicar o meu trabalho. Partilhem apenas o link.
- 125 ml de água
- 100g de manteiga
- 4 colheres de sopa de Farinha de Coco
- 6 colheres de sopa de Farinha de Mandioca
- 6 colheres de sopa de Polvilho Doce
- pitada de sal
- 2 colheres de sopa de Açúcar de coco (ou mais dependendo do vosso gosto)
- 5 ovos
- Azeite extra virgem (que será usado para fritar a massa dos churros)
Modo de Confeção
1) Colocar num recipiente as farinhas de coco, mandioca, polvilho doce, pitada de sal e o açúcar de coco. Mexer até que fique uniforme.
2) Colocar, numa panela a lume brando, a água e a manteiga. Mexer. Quando ferver acrescentar-lhe os ingredientes secos do passo anterior. Mexer até que a massa descole da panela e forme uma espécie de bola. Desligar o fogão e deixar arrefecer.
3) Quando tiver arrefecido, adicionar-lhe os ovos, um de cada vez, mexer bem com as mãos, juntar o ovo seguinte e assim sucessivamente.
4) Colocar numa panela, de preferência estreita e alta (para pouparem!), azeite extra virgem, banha de porco ou óleo de coco. Eu usei no máximo meio litro (0,5 l) de azeite numa panela alta e estreita.
5) Colocar a “massa” dos churros no saco de pasteleiro. Verter parte da “massa” no azeite APENAS quando este estiver bem quente. Quando a fartura/churro estiver douradinha de um lado, vira-se. Não leva muito tempo a fritar.
6) Colocar as farturas/churros em cima de papel de cozinha para escorrer o azeite.
7) Pode comer simples, colocar canela ou acompanhar com um pouco de chocolate negro derretido.
Para fazer esta receita, inspirei-me e adaptei do vídeo dos Carecas das Cavernas. Se fizerem a minha adaptação/versão e publicarem nas redes sociais, por favor, coloquem o link desta minha publicação do blog , de modo a ajudarem-me a divulgar este meu projeto de vida saudável 🙂 .
Sejam Saudáveis, Sejam Felizes
– Suzana Cardoso