Panquecas de Limão e Iogurte [Paleo]

Para os amantes do sabor ácido do Limão, estas panquecas são perfeitas. Eu sou uma grande apreciadora: água morna com limão, curd de limão, bolachinhas (paleo) com creme de limão e agora estas panquecas. O toque especial conferido por este fruto alegra as minhas papilas gustativas. Ao sentir a sua “doce” acidez, dá-se em mim um desejo de vivenciar mais e mais esta experiência, ansiando degustar mais um pedaço.

Estas panquecas ficaram com uma textura macia e ligeiramente húmida. A suave doçura da banana combinada com a tão característica acidez do limão conquistaram-me! Fi-las para o meu lanche e da minha cara-metade. Partilho consigo os ingredientes que escolhi para estas minhas panquecas e espero que as aprecie tanto como nós:

FÓRMULA MÁGICA

ATENÇÃO: Quando fizerem as minhas receitas e partilharem nas redes sociais, identifiquem o meu nome e/ou coloquem o link da receita, de modo a que eu possa ter a alegria de ver a vossa versão 😀 . Não partilhem “Prints” nem transcrevam as minhas receitas quando publicarem a vossa versão, pois desse modo estão a prejudicar o meu trabalho. Partilhem apenas este link.

INGREDIENTES

  • 2 Ovos
  • 2 Colheres de Sopa de Farinha de Coco
  • 6 Colheres de Sopa de Sumo de Limão (depende do seu gosto)
  • 125g de Iogurte Grego Natural
  • 1 Banana (de preferência madurinha, pois é a banana que vai adoçar as panquecas)

COMO A MAGIA ACONTECE (MODO DE CONFEÇÃO)

1. Juntar todos os ingredientes e misturar até que fique uniforme. Usei uma varinha mágica para facilitar o processo.

2.Aquecer a frigideira com óleo de coco ou manteiga, em fogo médio a baixo. A temperatura do fogão vai de 1 a 9, eu usei a 4. 

3. Usei, como medição da quantidade a colocar, uma colher de sopa bem cheia. Fiz círculos pequeninosTapei a frigideira para que cozinhassem mais depressa. Deixei cozinhar 4 minutos com a frigideira tapada. Virei e deixei mais 2 minutos (tapei novamente).
(Sim, eu contei o tempo para vos ajudar a obter umas panquecas iguais 😀 )

Sejam Saudáveis, Sejam Felizes

– Suzana Cardoso

16 thoughts on “Panquecas de Limão e Iogurte [Paleo]

    • Suzanac says:

      Olá, Ana! Pode experimentar usar mel para adoçar (em vez da banana) e aumentar as quantidades da farinha (a textura não deve ficar demasiado líquida nem muito espessa).

    • Suzanac says:

      Olá, Maria. Pode experimentar usar mel para adoçar (em vez da banana) e aumentar as quantidades da farinha (a textura não deve ficar demasiado líquida nem muito espessa).

  1. Andreia says:

    Fiz a receita, mas dobrei as quantidades e desfizeram se sempre todas… fiz no 4 também, tapei, até 10 minutos deixei… e desfizeram-se, tentei o 5, juntei mais farinha de coco, juntei linhaça também e nada… 😔

    • Suzanac says:

      Olá, Andreia! Ao dobrar as quantidades, a textura deve ter ficado completamente diferente. A textura da massa não deve ficar muito líquida nem demasiado espessa.
      É preciso ter muitos cuidados a fazer panquecas (textura, temperatura, tempo na frigideira, ir colocando manteiga ou óleo de coco para não colarem), pois as panquecas paleo são mais frágeis que as outras. Não se preocupe que eu quando comecei a fazer panquecas, era uma desgraça . Desfaziam-se todas eheh. Fui melhorando com a prática.
      Beijinhos *

  2. Alcinda Rocha says:

    Olá Suzana!
    Fiz com iogurte de kefir, em vez de grego. Por isso, ficaram um pouco ácidas. A primeira desfez-se as outras já saíram inteirinhas, com diz, é preciso paciência para as dourar.
    O que diz do uso/consumo de kefir?
    Obrigada 😉

    • Suzanac says:

      Olá, Alcinda! Pois é, o kefir tem aquele sabor “ácido”, juntamente com a acidez do limão, acredito que as panquecas devam ter ficado com um sabor bem forte eheheh
      O consumo de kefir tem inúmeros benefícios para a saúde. Por isso, faz muito bem em consumi-lo 🙂

  3. João says:

    Olá,
    Já li diversos artigos sobre a dieta Paleo e todas referem que laticinios não entram nesta dieta. Tenho dúvidas sobre o uso do iogurte gredo e Kefir. Pode ajudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *