Blog

Bolachas de Maçã e Canela Saudáveis: Paleo, Low Carb, Sem Farinhas e Sem Açúcar Refinado

Bolachas / Receitas / Sobremesas

Bolachas de Maçã e Canela Saudáveis: Paleo, Low Carb, Sem Farinhas e Sem Açúcar Refinado

Como tenho muitas maçãs caseiras, decidi fazer umas bolachas de maçã, canela e baunilha!  Estas bolachas não levam farinhas, açúcares refinados, nem lacticínios. São Paleo, Low Carb e muito saborosas. Têm uma textura fofa, deixam um delicioso aroma na cozinha e são ideais para comer com um café, junto daqueles que mais ama.

FÓRMULA MÁGICA

ATENÇÃO: Quando fizerem as minhas receitas e partilharem nas redes sociais, COLOQUEM O LINK DA RECEITA.  É PROIBIDO partilhar “PRINTS” (ou cópias do texto) das minhas receitas nas REDES SOCIAIS, pois ao fazê-lo estão a PREJUDICAR todo o meu trabalho.  PARTILHEM APENAS O LINK. Se quiserem, podem colocar o meu nome (Suzana Cardoso).

INGREDIENTES

  • Fotos/Receita com direitos autorais| PROIBIDO publicar CÓPIAS OU PRINTS da receita. PARA APOIAR, PARTILHE LINK E REFERÊNCIA AO BLOG “SEJAM SAUDÁVEIS, SEJAM FELIZES”:
  • 150 g Maçã (pesada crua sem casca)
  • 80 g Amêndoa Moída (ou Farinha de Amêndoa) 
  • 80 g Nozes Moídas (triturei as nozes)
  • 50 g Linhaça Dourada Moída
  • 35 g Óleo de Coco Extra Virgem
  • 1 colher de café Canela (Canela do Ceilão)
  • 1 colher de café Extrato de Baunilha
  • 1 Ovo
  • 1 Colher de Sopa Xilitol (ou usar Mel ou açúcar de coco para versão não lowcarb. Adaptem quantidade ao vosso gosto)

OPCIONAL (VERSÃO NÃO LOW-CARB)

  • 1 ou 2 Colheres de Sopa Polvilho Doce ou Fécula de Batata – Pode acrescentar o Polvilho Doce para que seja mais fácil moldar as bolachas (Eu não coloquei)

COMO A MAGIA ACONTECE

1. Fotos/Receita com direitos autorais| PROIBIDO publicar CÓPIAS OU PRINTS da receita. PARA APOIAR, PARTILHE LINK E REFERÊNCIA AO BLOG “SEJAM SAUDÁVEIS, SEJAM FELIZES”:

2. Triture a maçã descascada e partida aos bocados, juntamente com ovo.

3. Num recipiente, junte os ingredientes secos (amêndoas moídas, nozes moídas, linhaça dourada moída, canela e xilitol). Misture bem para homogeneizar.

4. Acrescente os restantes ingredientes (a maçã triturada com o ovo, o óleo de coco derretido e já arrefecido e o extrato de baunilha).

5. Experimente a massa, para ver se está ao seu gosto, pois sendo uma versão saudável, ficou pouco doce. Pode ajustar o xilitol (ou o mel ou o açúcar mascavado) para que fique do seu agrado, porém sem exageros.

6. Como a receita não leva farinhas, pode colocar a massa no frigorífico durante 1 hora, para que esta solidifique mais.

7. Retire do frigorífico e molde as bolachas. Coloque papel vegetal na forma que vai levar ao forno. Pegue numa pequena bola de massa, suficiente para uma bolacha e coloque no papel vegetal. Humedeça as suas mãos, espalme com os seus dedos por cima dessa pequena bola de massa para alisar e, finalmente, use o cortador de bolacha para que fique com o formato redondo. Retire o excesso que está à volta do cortador. Repita todo o processo até que tenha terminado a massa. DICA: Deixe ao seu lado uma tigela com água e vá humedecendo as suas mãos, sempre que necessário.

8. Leve ao forno pré-aquecido a 160ºC. As minhas ficaram prontas em 17 minutos. O tempo pode variar, dependendo do seu forno. Esteja atento (a).

9. Deixe arrefecer e depois descole as bolachas com uma faca. As bolachas ficarão deliciosas e com uma textura fofa.  | Sejam Saudáveis, Sejam Felizes | Suzana Cardoso

 

Alternativas

  • Se prefere bolachas crocantes, veja as receitas de bolachas de limão, laranja, manteiga ou as “Maria” que disponho no blog.

Comentários (8)

  1. Ana sofia Barradas

    Devem ser fantásticas, gostava da receita das de limão e de laranja. Obrigada 😉🌹

    1. Suzana Cardoso

      Olá, querida Ana Sofia! Obrigada pelo seu comentário.
      A receita das bolachas de laranja pode ver aqui: https://sejamsaudaveissejamfelizes.com/2018/03/02/bolachas-laranja-paleo-sem-gluten-sem-acucar-refinado/ e a das bolachas de limão aqui: https://sejamsaudaveissejamfelizes.com/2018/07/02/bolachas-de-limao-paleo-sem-gluten/

      Beijinho 🌹

  2. Cristina

    O seu blog fez me despertar uma fone!
    Parabéns pelo seu trabalho!
    Um abraço!

    1. Suzana Cardoso

      Muito obrigada pelo seu comentário, Cristina!
      😀

      Outro abraço para si <3

  3. Liliana Catarina Pereira Carvalho António

    Já a sigo à algum tempo, e tenho experimentado algumas receitas, muito obrigada pela sua partilha 🤗. Fiz hoje estas bolachinhas, estão maravilhosas, no final juntei um bocadinho de amêndoa laminada e figo cortadinho, ficaram ótimas.
    Obrigada 😍😘

    1. Suzana Cardoso

      Olá, Liliana! Quando fizer as minhas receitas, eu teria muito gosto em ver as suas fotografias :D. Se tiver, envie para a minha página “Sejam Paleo, Sejam Felizes”.
      Fico muito feliz por saber que gostou das bolachinhas. Muito obrigada pelo seu feedback. Beijinhos 😘

  4. Sara

    Não tenho linhaça, dá para substituir o efeito? Obrigada!

    1. Suzana Cardoso

      Olá, Sara. Experimente aumentar a quantidade da amêndoa moída.

      Grata por me acompanhar,

      Suzana

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Conteúdo protegido