Blog

Churros/Farturas Sem Glúten e Sem Açúcar Refinado: Fazem lembrar as das festas populares!

Receitas / Sobremesas

Churros/Farturas Sem Glúten e Sem Açúcar Refinado: Fazem lembrar as das festas populares!

Serão Churros ou Farturas? Não sei qual é o nome mais correto. O que importa é que estes churros/farturas não têm glúten, cereais nem açúcar refinado. São feitos com ingredientes que entram no conceito Paleo (Primal).

Simples, com chocolate ou com canela. Há para todos os gostos. O sabor é semelhante ao das farturas de compra (só que são menos doces.)

Mesmo sendo feito com ingredientes paleo, é para comer com MODERAÇÃOAqui por casa, os não paleo gostam imenso desta receita, o que é maravilhoso, pois assim consigo evitar que comprem aqueles “venenos” nas festas populares.

Como a Magia Acontece

Ingredientes 

ATENÇÃO: Quando fizerem as minhas receitas e partilharem nas redes sociais, identifiquem o meu nome e/ou coloquem o link da receita, de modo a que eu possa ter a alegria de ver a vossa versão 😀 . Não partilhem “Prints” nem transcrevam as minhas receitas quando publicarem a vossa versão, pois desse modo estarão a prejudicar o meu trabalho. Partilhem apenas o link.

  • 125 ml de água
  • 100g de manteiga 
  • 4 colheres de sopa de Farinha de Coco
  • 6 colheres de sopa de Farinha de Mandioca
  • 6 colheres de sopa de Polvilho Doce
  • pitada de sal 
  • 2 colheres de sopa de Açúcar de coco (ou mais dependendo do vosso gosto)
  • 5 ovos
  • Azeite extra virgem (que será usado para fritar a massa dos churros)


Modo de Confeção

1) Colocar num recipiente as farinhas de coco, mandioca, polvilho doce, pitada de sal e o açúcar de coco. Mexer até que fique uniforme.

2) Colocar, numa panela a lume brando, a água e a manteiga. Mexer. Quando ferver acrescentar-lhe os ingredientes secos do passo anterior. Mexer até que a massa descole da panela e forme uma espécie de bola. Desligar o fogão e deixar arrefecer.

3) Quando tiver arrefecido, adicionar-lhe os ovos, um de cada vez, mexer bem com as mãos, juntar o ovo seguinte e assim sucessivamente.

4) Colocar numa panela, de preferência estreita e alta (para pouparem!), azeite extra virgem, banha de porco ou óleo de coco. Eu usei no máximo meio litro (0,5 l) de azeite numa panela alta e estreita.

5) Colocar a “massa” dos churros no saco de pasteleiro. Verter parte da “massa” no azeite  APENAS quando este estiver bem quente. Quando a fartura/churro estiver douradinha de um lado, vira-se. Não leva muito tempo a fritar.

6) Colocar as farturas/churros em cima de papel de cozinha para escorrer o azeite.

7) Pode comer simples, colocar canela ou acompanhar com um pouco de chocolate negro derretido.

Para fazer esta receita, inspirei-me e adaptei do vídeo dos Carecas das Cavernas. Se fizerem a minha adaptação/versão e publicarem nas redes sociais, por favor, coloquem o link desta minha publicação do blog , de modo a ajudarem-me a divulgar este meu projeto de vida saudável   🙂 .

Sejam Saudáveis, Sejam Felizes

– Suzana Cardoso

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Conteúdo protegido