Blog

“Nutella” Paleo e Vegan [sem glúten, sem lactose, sem açúcar refinado]

Receitas / Sobremesas

“Nutella” Paleo e Vegan [sem glúten, sem lactose, sem açúcar refinado]

Sabiam que existe um Dia Mundial da Nutella? Comemora-se a 5 de fevereiro. Esta “celebração” surgiu em 2007 por iniciativa de uma blogger norte-americana a viver em Itália, Sara Rosso, uma grande fã deste creme de chocolate com avelã (e toneladas de açúcar…).

Desde então, por todo o mundo, neste dia, as pessoas são incentivadas a consumir Nutella nos mais diversos locais, a partilhar receitas com este creme, a escrever músicas ou poemas sobre ela, entre outras iniciativas.

Contudo, como a Nutella é um veneno composto maioritariamente por açúcar (foto abaixo) e outros aditivos que causam inúmeros problemas de saúde, a solução passa por confecionarmos a nossa própria “Nutella”, livre de açúcar refinado, leite, glúten, entre outros ingredientes que desconhecemos.

Partilho consigo esta RECEITA do blog “Oh She Glows de “Nutella” Paleo e Vegan, cremosa, aveludada e dotada de uma doçura equilibrada. Pode prepará-la quando surgir um intenso desejo de a barrar num pão paleo ou para usá-la numa receita de um bolo de chocolate de nutella “saudável”.  Independemente da forma escolhida, tenha em mente que açúcar de qualquer tipo, mesmo sendo mais “saudável”, deve ser consumido em moderação e apenas pontualmente.

Foto: Oh She Glows

INGREDIENTES

  • 2 Chávenas de Avelãs (Pelas minhas pesquisas, corresponde a cerca de 300g de avelãs)
  • 2 Colheres de Sopa de Óleo de Coco
  • 1 Colher de Chá de Extrato de Baunilha
  • Meia chávena de Açúcar de Coco (Parece-me excessivo. Eu colocaria, talvez, 3 colheres de sopa de açúcar de coco, mas depende do seu gosto.)
  • 1 Colher de Sopa e Meia de Cacau em Pó Puro
  • Meia Colher de Chá de Pó de Café
  • 1/4 de colher de chá de Flor de Sal 

como a magia acontece

1. Pré-aqueça o forno a 150ºC e asse as avelãs durante 13 a 14 minutos, observando atentamente para que não queimem. Estarão prontas quando as peles começarem a escurecer-se e a soltar-se.

2. Retire as avelãs do forno, coloque-as no meio de uma toalha húmida, feche-a e esfregue-as até que saiam as peles de todas.

3. Pegue nas avelãs sem pele e coloque-as na picadora/triturador/processador. A cada minuto, pare para raspar as avelãs que estão coladas no fundo da picadora/processador e, assim, poder continuar com o processo.

4. Adicione o óleo de coco e continue a processar até que a mistura fique homogénea.

5. Junte os restantes ingredientes, lentamente, e continue com o processo. Sempre que colar no fundo do recipiente, pare, raspe e continue assim sucessivamente até que o creme fique suave e uniforme.

6. Armazene num recipiente hermético no frigorífico. O creme irá endurecer um pouco quando estiver mais frio. Para suavizar, basta colocá-lo à temperatura ambiente ou aquecê-lo.

Foto e Receita: Oh She Glows

Sejam Saudáveis, Sejam Felizes

– SUZANA CARDOSO

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Conteúdo protegido