Dicas e Sugestões para uma Quadra Natalícia Saudável e Feliz
Dezembro 12, 2019 2022-11-24 16:29Dicas e Sugestões para uma Quadra Natalícia Saudável e Feliz
Dicas e Sugestões para uma Quadra Natalícia Saudável e Feliz
Aproximamo-nos da época do ano que mais se representa pelo Amor, Amizade, Luz, Conforto, Partilha, Sonhos e pela Alegria de reunir a família em torno da mesa.
Contudo, apesar dos excessos característicos deste período festivo, é possível vivenciar, com prazer, um Natal e uma Passagem de Ano de acordo com o estilo de vida Paleo. Partilharei consigo várias sugestões para que não lhe falte inspiração.
Refeições Principais
Os almoços e jantares da época natalícia não têm de ser uma “dor de cabeça”, pois, de um modo geral, são inúmeras as opções saudáveis que fazem parte do cardápio:
- O clássico bacalhau cozido, acompanhado de couves, um pouco de batata-branca (ou batata-doce), ovo cozido, regados em azeite extra virgem;
- Polvo assado no forno com batata-doce e legumes;
- Peru no forno com laranja ou o típico peru recheado e um pouco de arroz selvagem;
- Leitão ou Borrego assado no forno, acompanhado de batata-doce.
Lembre-se que o arroz e a batata branca possuem uma carga de hidratos de carbono elevada. Como é Natal, podemos descomplicar e estar mais abertos a estas opções, sobretudo por causa dos nossos familiares que não seguem o nosso estilo de vida. No entanto, sem exageros!
Petiscos Para Prolongar a Festa
Como nesta época festiva não nos ficamos pelas refeições principais, seguem algumas sugestões para as entradas ou para os petiscos destinados a prolongar a noite:
- Camarão cozido ou grelhado;
- Polvo com salsa picada e cebola;
- Moelas estufadas;
- Salmão fumado;
- Queijo, presunto com melão e/ou chouriço caseiro;
- Pastéis de bacalhau e batata-doce;
- Pãezinhos Paleo, etc.
Vai uma sobremesa?
Não precisa de se privar das sobremesas que mais despertam a gula nesta época, apenas tem de adaptá-las ao estilo de vida Paleo e obterá sobremesas igualmente ou até mais saborosas.
Pode encontrar várias receitas aqui no meu Blog ou pode procurá-las no álbuns disponíveis na minha página do Facebook (Sejam Paleo, Sejam Felizes). Exemplos de doces adaptadas à Paleo:
- Tronco de Natal, leite-creme, tarte “baba de camelo, tarte-mousse de chocolate, bolo-rainha, sonhos, pudins, brigadeiros, mousse, broas de mel, bolachas, e muito mais! Não faltam opções.
- Também você pode fazer as suas próprias experiências. Pegue nas suas receitas antigas, use a sua criatividade e faça todas as substituições que forem necessárias.
Equilíbrio é a Palavra-Chave
- Quer experimentar uns petiscos ou doces que não se enquadram na dieta Paleo? A escolha é sua. Lembre-se que o seu paladar e o seu organismo estão habituados a uma alimentação saudável, por isso talvez já nem os ache assim tão apetitosos e, se exagerar, poderão não lhe cair muito bem no estômago.
- Caso sofra de compulsão e tenha um historial de se descontrolar facilmente, ficando com vontade de devorar tudo, então planeie com antecedência várias atividades para esses dias, para que se possa abstrair da comida e manter a mente ocupada.
- Reflita se valerá a pena comer aquele doce que não é Paleo. Isso vai fazê-lo sentir-se mais feliz? Vai comê-lo com prazer? Ou depois vai ser ensombrado por sentimentos de culpa, tristeza e arrependimento? Faça uma escolha consciente e que também o faça sentir-se bem a nível emocional.
Todos os dias podem ser dias de Natal!
Que no seu Natal não falte alegria, animação, boa comida, junto daqueles que mais ama. Contudo, que a boa disposição, a partilha e o “calor” típicos desta época, estejam presentes nas suas vidas, diariamente. Não devemos esperar pelo Natal para perdoar, estender a mão ao próximo e amar. Todos os dias podem ser dias de Natal.
Também lhe desejo um feliz 2020, repleto de saúde, prosperidade e conquistas. Viva com prazer e não adie a concretização dos seus objetivos. Toca a ir à luta, sempre com muito foco, força e fé. Sejam saudáveis, sejam felizes!
Sejam Saudáveis, Sejam Felizes
Suzana Cardoso
Comentários (2)
Otilia Domingues
Adorei o Artigo 🙂
Suzana Cardoso
Olá, Otília! Que bom que gostou do meu artigo.
Muito obrigado pelo seu comentário.
Beijinhos*