Pães de Abóbora/Mini-Broas de Abóbora [Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovos]

Pães de Abóbora ou mini Broas de Abóbora? Não sei qual será a designação ideal. Apenas sei que estes pães são deliciosos, ficam estaladiços por fora e macios por dentro. Perfeitos para degustar de forma simples, com manteiga ou com queijo. Aqui por casa os meus familiares não Paleo ficaram maravilhados!  Experimentem e enviem-me as vossas fotos, para eu partilhá-las nas minhas redes sociais.


FÓRMULA MÁGICA*

ATENÇÃO: Quando fizerem as minhas receitas e partilharem nas redes sociais, COLOQUEM O LINK DA RECEITA.  É PROIBIDO partilhar “PRINTS” (ou cópias do texto) das minhas receitas nas REDES SOCIAIS, pois ao fazê-lo estão a PREJUDICAR todo o meu trabalho.  PARTILHEM APENAS O LINK. Se quiserem, podem colocar o meu nome (Suzana Cardoso).

*Receita deu para 11 Pães || Receita inspirada e adaptada dos meus Pães de Cenoura.

  • 400g Abóbora (pesada crua e sem casca)
  • 150g Polvilho Azedo
  • 150g Farinha de Aveia (usei flocos de aveia sem glúten e triturei-os até que ficassem em farinha)
  • 100g de Amêndoas Moídas OU Farinha de Amêndoa (eu usei amêndoas, demolhei-as, descasquei e triturei para que ficassem o mais moídas possível)
  • 75g Linhaça Dourada Moída
  • 1 colher de café rasa de Sal
  • 1 colher de café de Fermento sem glúten
  • 30g de Azeite Extra Virgem
  • 2 colheres de sopa de Vinagre

Como a magia acontece (modo de confeção)

1. Cozer a abóbora. Quando estiver mole, retirar a água e reduzir a puré.

2. Num recipiente, juntar os ingredientes secos (polvilho azedo, linhaça dourada moída, farinha de aveia, amêndoas moídas, sal, fermento e mexer até ficar homogéneo.

3. Acrescentar a abóbora reduzida a puré, o azeite e o vinagre. Mais uma vez juntar bem os ingredientes para que a mistura fique uniforme.

4. Moldar os pães no formato desejado. Polvilhar as mãos com Polvilho Doce e ir fazendo os pães, passando um pouco de polvilho neles para que seja mais fácil trabalhá-los. Pode utilizar uma faca para fazer uma cruz no meio dos pães, tal como pode observar na foto abaixo:

5. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC. Os meus pães ficaram prontos em 20/25 minutos. O tempo poderá ser diferente no seu forno. Portanto, esteja atento e verifique com um palito se estão cozinhados ou não. Poderá ser necessário mais tempo. Se estiver ligeiramente húmido, não se preocupe, pois deve-se à abóbora.

6. Delicie-se! O pão por fora ficará com uma textura estaladiça e por dentro com uma textura macia. São maravilhosos simples, com manteiga ou com queijo. Torrados também ficam muito bons.

  

Sejam Saudáveis, Sejam Felizes

Suzana Cardoso

4 thoughts on “Pães de Abóbora/Mini-Broas de Abóbora [Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovos]

  1. Andreia de Icaro says:

    Muito ricos, esqueceste de parti-los para que víssemos o seu interior, a textura, ficamos com água na boca. Vou ter de fazer imediatamente 🙂 rsrs

      • Suzana Cardoso says:

        Olá, Paula. Se necessário tape os pães com prata, para que cozinhem mais tempo sem queimar por fora. Mas atenção que a textura encruada deve-se ao uso de polvilho, por isso o pão não deve ser aberto quente após ter sido feito no forno. Mas não quer dizer que não esteja cozido por dentro. Apenas tem de deixar arrefecer primeiro. Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.