Bolo de Limão e Laranja com Recheio/Creme de Chocolate Negro [Paleo, Sem Glúten, Sem Lactose]

Este bolo maravilhoso preparei-o para o aniversário da minha mãe, combinando dois sabores que ela adora (e eu também): o limão e a laranja. A estes acrescentei ainda o chocolate negro que completou esta “festa” dos sabores. Este bolo não tem glúten nem lactose, é Paleo (Primal) e surpreendeu os convidados (eu sou a única paleo aqui em casa). Ficaram todos rendidos à textura macia, leve e húmida do bolo e à conjugação dos sabores. Certamente é um bolo a repetir!

FÓRMULA MÁGICA

ATENÇÃO: Quando fizerem as minhas receitas e partilharem nas redes sociais, COLOQUEM O LINK DA RECEITA.  É PROIBIDO partilhar “PRINTS” (ou cópias do texto) das minhas receitas nas REDES SOCIAIS, pois ao fazê-lo estão a PREJUDICAR todo o meu trabalho.  PARTILHEM APENAS O LINK. Se quiserem, podem colocar o meu nome (Suzana Cardoso).

BOLO DE LIMÃO E LARANJA (16 Fatias)

  • 6 Ovos
  • 80g de Polvilho Doce
  • 70g de Amêndoas Sem Pele Moídas/Trituradas (ou farinha de amêndoa)
  • 60g de Farinha de Aveia  isenta de glúten  (eu uso flocos e trituro até ficarem em farinha)
  • 50g de Linhaça Dourada Moída
  • 1 colher de café de Fermento sem glúten
  • 60g de Açúcar Mascavado (depende do vosso gosto e do tamanho do limão e laranja que usarem)
  • 1 Limão: Raspas e o seu Sumo (cerca de 40ml)
  • 1 Laranja: Raspas e o seu Sumo (cerca de 50ml)
  • 80g de Óleo de Coco Extra Virgem (Ou manteiga)
  • 100ml de Bebida Vegetal (Bebida de Amêndoa ou “Leite” de Coco)

1. Bater as gemas. Bater as claras em castelo. Reservar.

2. Num recipiente, juntar o polvilho doce, a amêndoa moída, a farinha de aveia, a linhaça dourada moída, o açúcar mascavado, o fermento, as raspas do limão e as raspas da laranja, mexendo até ficar uniforme.

3. Acrescentar as gemas batidas, a bebida vegetal, o sumo do limão, o sumo da laranja e o óleo de coco derretido (arrefecido) e misturar bem para que fique homogéneo. Posteriormente, adicionar as claras em castelo.

4. Dividam o preparado em 2 ou 3 tigelas/recipientes iguais, dependendo se querem 2 ou 3 camadas de bolo.

5. Colocar papel vegetal na base da forma (untada com manteiga para que o papel se fixe com mais facilidade). Eu tenho 2 formas iguais, por isso usei as 2. Coloquei o preparado de cada tigela em cada forma. Como só tenho 2 formas iguais, tive de repetir o processo mais uma vez, pois queria 3 camadas. Podem arriscar-se a colocar toda a massa numa só forma e depois cortar a meio para rechear, porém eu prefiro fazer deste modo para que todas as camadas fiquem iguais e não correr qualquer risco do bolo ficar mal dividido.

6. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC. As camadas do bolo, no meu forno, ficaram prontas em 14 minutos. Estejam atentos ao vosso forno e usem um palito para verificar se está pronto ou não. O tempo de cozedura poderá ser diferente do meu!

7. Deixar arrefecer e fazer o recheio/cobertura.

Recheio/Cobertura de Chocolate Negro

  • 400ml de Leite de Coco
  • 100g de Chocolate Negro (percentagem de cacau igual ou superior a 74%)
  • 1 Colher de Sopa de Cacau Puro em Pó
  • 1 Colher de Sopa de Fécula de Batata

1. Primeiro, juntar a fécula de batata e o cacau puro em pó com o leite de coco, mexendo bem com um garfo ou com a varinha mágica para que fiquem totalmente dissolvidos.

2. Levar ao fogão, em lume médio, o preparado do passo anterior juntamente com o restante leite de coco e o chocolate negro. Deixar cozinhar até que fique uniforme e comece a engrossar. Ir mexendo sempre com a vara de arames.

3. Colocar o creme no recheio e na cobertura do bolo. Eu dividi o creme em 3 partes iguais. Uma foi para a primeira camada do bolo, a outra para a segunda camada do bolo e a terceira parte coloquei por cima do bolo e nas laterais.

4. Levar ao frigorífico até o chocolate solidificar.

5. Decorar ao vosso gosto. Eu coloquei coco ralado e fatias de laranja alternadas com fatias de limão.

Sejam Saudáveis, Sejam Felizes

Suzana Cardoso

2 thoughts on “Bolo de Limão e Laranja com Recheio/Creme de Chocolate Negro [Paleo, Sem Glúten, Sem Lactose]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.