Recentemente, vi uns pãezinhos de leite da Clara de Sousa com tão bom aspeto, que me lembrei de fazer pão doce em versão saudável, sem glúten, sem leite nem açúcar refinado! A receita é inspirada em receitas anteriores de pães que tenho aqui no Blog e é de muito fácil preparação. Os pães ficam fofinhos e com uma doçura harmoniosa.
FÓRMULA MÁGICA
ATENÇÃO: Quando fizerem as minhas receitas e partilharem nas redes sociais, COLOQUEM O LINK DA RECEITA. É PROIBIDO partilhar “PRINTS” (ou cópias do texto) das minhas receitas nas REDES SOCIAIS, pois ao fazê-lo estão a PREJUDICAR todo o meu trabalho. PARTILHEM APENAS O LINK. Se quiserem, podem colocar o meu nome (Suzana Cardoso).
INGREDIENTES*
*Adaptado das receitas de pão aqui do meu Blog “Sejam Saudáveis, Sejam Felizes” QUANTIDADE: 6 a 7 PÃES de tamanho pequeno
- 110g Farinha de Aveia isenta de glúten
- 60g Polvilho Doce
- 40g Linhaça Dourada Moída
- 2 Ovos + 1 para pincelar no fim
- 40ml Azeite Extra Virgem
- 200ml Bebida de Amêndoa (Ou “Leite” de Coco)
- 40 ou 50g Xilitol (ou Açúcar de Coco) (ALTERNATIVA: Podem fazer este pão em versão “salgada” e nesse caso não adocem, coloquem apenas 1 colher de café rasa de sal)
- 15g Psyllium Husk em Pó (é para dar uma textura mais fofa)
- 2 colheres de café de Fermento de Padeiro seco
como a magia acontece
1. Comece por colocar num copo, 100ml de bebida de amêndoa morna, 1 colher de sopa de Xilitol (ou açúcar de coco ou mascavado) e as 2 colheres de café de fermento. Misture bem.
2. Num recipiente, coloque a farinha de aveia, o polvilho doce, a linhaça moída, o xilitol e o psyllium. Misture para que fique uniforme.
3. Ao passo anterior, adicione a mistura do passo 1. De seguida, acrescente mais 100ml de bebida de amêndoa morna, o azeite e os ovos. Misture com uma colher ou um garfo até ficar homogéneo. A textura da massa é “pegajosa”. Tape com película aderente e deixe repousar (eu deixei dentro do forno desligado), cerca de 1 ou 2 horas.
4. Polvilhe uma folha de papel vegetal com farinha de arroz, coloque também essa farinha nas suas mãos e pegue numa bola de massa suficiente para um pãozinho (a massa estará “esponjosa”), amasse-a bem nas suas mãos, fazendo uma bolinha e molde ao seu gosto. Volte a colocar mais farinha de arroz nas suas mãos, pegue noutra bolinha de massa e repita o processo até terminar toda a massa. Pode fazer 2 ou 3 cortes com uma faca por cada pão (tal como observa nos meus).
5. Leve ao forno pré-aquecido a 190ºC. Usei um forno a gás e ficaram prontos em cerca de 45 minutos. Num forno elétrico, talvez bastem 20 a 25 minutos (se começarem a queimar por fora, tape com prata). Esteja atento, pois o tempo no seu forno poderá ser diferente. Faça sempre o teste do palito, o qual deverá sair seco!
6. A crosta fica ligeiramente crocante e o interior fica fofinho. NÃO CORTE O PÃO AINDA QUENTE, devido ao polvilho doce. Deixe arrefecer. Poderá comer simples, barrar com manteiga (sem ingredientes maus) ou queijo.
Sejam Saudáveis, Sejam Felizes
Suzana Cardoso
Ficaram deliciosos ! Obrigada pela receita.
Olá, minha querida! Tão bom saber que gostou :D.
Tirou foto? Caso tenha tirado, se quiser, envie para a minha página do Facebook. Seria um gosto ver.
Grata por me acompanhar. Beijinhos,
Suzana