Pão Doce Sem Glúten, Sem Lacticínios, Sem Açúcar Refinado

Recentemente, vi uns pãezinhos de leite da Clara de Sousa com tão bom aspeto, que me lembrei de fazer pão doce em versão saudável, sem glúten, sem leite nem açúcar refinado! A receita é inspirada em receitas anteriores de pães que tenho aqui no Blog e é de muito fácil preparação. Os pães ficam fofinhos e com uma doçura harmoniosa.

FÓRMULA MÁGICA

ATENÇÃO: Quando fizerem as minhas receitas e partilharem nas redes sociais, COLOQUEM O LINK DA RECEITA.  É PROIBIDO partilhar “PRINTS” (ou cópias do texto) das minhas receitas nas REDES SOCIAIS, pois ao fazê-lo estão a PREJUDICAR todo o meu trabalho.  PARTILHEM APENAS O LINK. Se quiserem, podem colocar o meu nome (Suzana Cardoso).

INGREDIENTES*

*Adaptado das receitas de pão aqui do meu Blog “Sejam Saudáveis, Sejam Felizes” QUANTIDADE: 6 a 7 PÃES de tamanho pequeno

  • 110g Farinha de Aveia isenta de glúten
  • 60g Polvilho Doce
  • 40g Linhaça Dourada Moída
  • 2 Ovos + 1 para pincelar no fim
  • 40ml Azeite Extra Virgem
  • 200ml Bebida de Amêndoa (Ou “Leite” de Coco)
  • 40 ou 50g Xilitol (ou Açúcar de Coco) (ALTERNATIVA: Podem fazer este pão em versão “salgada” e nesse caso não adocem, coloquem apenas 1 colher de café rasa de sal)
  • 15g Psyllium Husk em Pó (é para dar uma textura mais fofa)
  • 2 colheres de café de Fermento de Padeiro seco

como a magia acontece

1. Comece por colocar num copo, 100ml de bebida de amêndoa morna, 1 colher de sopa de Xilitol (ou açúcar de coco ou mascavado) e as 2 colheres de café de fermento. Misture bem.

2. Num recipiente, coloque a farinha de aveia, o polvilho doce, a linhaça moída, o xilitol e o psyllium. Misture para que fique uniforme.

3. Ao passo anterior, adicione a mistura do passo 1. De seguida, acrescente mais 100ml de bebida de amêndoa morna, o azeite e os ovos. Misture com uma colher ou um garfo até ficar homogéneo. A textura da massa é “pegajosa”. Tape com película aderente e deixe repousar (eu deixei dentro do forno desligado), cerca de 1 ou 2 horas.

4. Polvilhe uma folha de papel vegetal com farinha de arroz, coloque também essa farinha nas suas mãos e pegue numa bola de massa suficiente para um pãozinho (a massa estará “esponjosa”), amasse-a bem nas suas mãos, fazendo uma bolinha e molde ao seu gosto. Volte a colocar mais farinha de arroz nas suas mãos, pegue noutra bolinha de massa e repita o processo até terminar toda a massa. Pode fazer 2 ou 3 cortes com uma faca por cada pão (tal como observa nos meus).

5. Leve ao forno pré-aquecido a 190ºC. Usei um forno a gás e ficaram prontos em cerca de 45 minutos. Num forno elétrico, talvez bastem 20 a 25 minutos (se começarem a queimar por fora, tape com prata). Esteja atento, pois o tempo no seu forno poderá ser diferente. Faça sempre o teste do palito, o qual deverá sair seco!

6. A crosta fica ligeiramente crocante e o interior fica fofinho. NÃO CORTE O PÃO AINDA QUENTE, devido ao polvilho doce. Deixe arrefecer. Poderá comer simples, barrar com manteiga (sem ingredientes maus) ou queijo.

Sejam Saudáveis, Sejam Felizes

Suzana Cardoso

 

2 thoughts on “Pão Doce Sem Glúten, Sem Lacticínios, Sem Açúcar Refinado

    • Suzana Cardoso says:

      Olá, minha querida! Tão bom saber que gostou :D.

      Tirou foto? Caso tenha tirado, se quiser, envie para a minha página do Facebook. Seria um gosto ver.

      Grata por me acompanhar. Beijinhos,

      Suzana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.