Blog

Delicioso Bolo-Semifrio de Ananás: Sem Glúten, Sem Lacticínios e Sem Açúcar Refinado!

Receitas / Sobremesas

Delicioso Bolo-Semifrio de Ananás: Sem Glúten, Sem Lacticínios e Sem Açúcar Refinado!

No início do mês de julho foi o aniversário do meu namorado e, para comemorar, confecionei um bolo de ananás com um recheio cremoso de coco.

A textura do bolo ficou muito fofinha, combinando harmoniosamente com o recheio fresco, pelo que o designei de “Bolo-Semifrio”, devido à sua doçura e frescura. Aqui por casa os não paleo ficaram todos deliciados. Ficou incrivelmente magnífico. Experimentem!

FÓRMULA MÁGICA 

ATENÇÃO: Quando fizerem as minhas receitas e partilharem nas redes sociais, COLOQUEM O LINK DA RECEITA.  É PROIBIDO partilhar “PRINTS” (ou cópias do texto) das minhas receitas nas REDES SOCIAIS, pois ao fazê-lo estão a PREJUDICAR todo o meu trabalho.  PARTILHEM APENAS O LINK. Se quiserem, podem colocar o meu nome (Suzana Cardoso).

Bolo Fofo

  • PARA APOIAR o meu trabalho, PARTILHE LINK e faça REFERÊNCIA AO BLOG “SEJAM SAUDÁVEIS, SEJAM FELIZES”
  • 6 Ovos
  • 70g Fubá de Mandioca (ou Fécula de Batata)
  • 80g Amêndoa Moída
  • 40g Açúcar Mascavado ou Açúcar de coco (eu coloquei 60g, mas ficou demasiado doce para o meu gosto. Ajuste ao seu paladar)
  • 1 colher de café de Fermento isento de glúten
  • 30ml Azeite Extra Virgem
  • 150ml do sumo de ananás que vem na “Lata de Ananás em Sumo Natural”

1. Bata os ovos com o açúcar mascavado durante 10 a 15 minutos, com a batedeira no máximo (vai aumentar de tamanho e ficar com uma textura cremosa).

2. Entretanto, num recipiente, junte os ingredientes secos (fuba, amêndoa moída, fermento).

3. Ao 1º passo, após os 15 minutos, adicione o azeite e o sumo do ananás, mexendo com a batedeira no mínimo.

4. Adicione, a pouco e pouco, os ingredientes do passo 2, com a batedeira no mínimo ou com a vara de arames, tendo cuidado de fazê-lo lentamente para não baixar volume (ou, pelo menos, para que baixe o mínimo possível)

5. Caso queira fazer duas camadas de bolo, unte duas formas iguais de fundo removível com manteiga ou óleo de coco na base e laterais, coloque papel, vegetal na base (a manteiga ajuda a fixar o papel). Ou pode fazer apenas uma camada de bolo e colocar o creme por cima.

6. Numa das formas por cima de papel vegetal unte com manteiga ou óleo de coco e coloque rodelas de ananás (a minha deu para colocar 4 rodelas). Verta metade da massa por cima das rodelas de ananás. Verta a restante massa na outra forma.

7. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC. Eu utilizei um forno elétrico, deixei 10 minutos a 180ºC, depois baixei para 160ºC (pois já estava a ficar demasiado douradinho por cima), tapei com uma forma (daquelas redondas de pizza) e deixei cozinhar mais 30 minutos. Esteja atento ao seu forno, pois o tempo poderá ser diferente.

8. Deixe arrefecer e não retire as camadas do bolo da forma. Após ter arrefecido, faça o recheio.

RECHEIO

  • 400ml Leite de Coco
  • 150ml do restante sumo da “Lata de Ananás em Sumo Natural”
  • 7 folhas de gelatina neutra
  • Ananás q.b aos cubos para o recheio
  • 2 Colheres de Sopa de Fécula de Batata

1. Bata um pouco de leite de coco (a parte mais líquida) com a fécula de batata. Reserve.

2. Hidrate as folhas de gelatina, seguindo as indicações de tempo referidas na respetiva embalagem.

3. Corte as fatias de ananás aos bocadinhos.

4. Numa panela, junte o leite de coco que está na lata, a parte de leite de coco que foi batida com a fécula de batata, o ananás cortado aos cubinhos e o sumo de ananás (ou seja, tudo menos a gelatina). Leve ao fogão, em lume baixo.

5. Cozinhe uns 5 minutos, mexendo com frequência.

6. Adicione a gelatina neutra hidratada/demolhada, cozinhe mais uns 5 minutos, continuando a mexer. Desligue e retire do fogão.

7. Pegue na forma com a camada do bolo que ficará na base (aquela que não tem as rodelas de ananás) , retire o papel vegetal da base e volte a colocar o bolo na forma, a qual deverá estar muito bem fechada, pois agora irá verter o recheio que está bastante líquido. Eu coloquei a forma por cima de um prato grande e só verteu um pouquinho de recheio (quase nada). Portanto, certifique-se que a sua forma é boa e que não sairá de lá nenhum líquido (ou o mínimo possível). Após ter vertido o recheio por cima dessa camada do bolo, deixe arrefecer. Posteriormente, leve ao frigorífico algumas horas até solidificar.

8. Quando tiver solidificado, coloque a camada do bolo que tem as rodelas de ananás por cima (com a parte das rodelas de ananás voltada para cima).

9. Delicie-se. Esta sobremesa é incrivelmente magnífica e saborosa! Sejam Saudáveis, Sejam Felizes | Suzana Cardoso

Comentários (4)

  1. Patrícia

    Olá Suzana, antes de mais obrigada pelas partilhas, tenho feito o pão de batata doce e é uma delícia 😋
    Estou mesmo a babar por este bolo, achas que obtenho um resultado parecido se trocar a farinha de amêndoa por metade da quantidade em farinha de coco? Também já pensei em fazer só com fubá.
    Beijinhos

    1. User Avatar
      Suzana Cardoso

      Olá, querida Patrícia!

      Muito obrigada pelo seu comentário. Não recomendo que faça essa alteração, pois a farinha de coco tornará o bolo mais seco. O ideal seria mesmo usar a amêndoa moída (eu compro Amêndoa Moída da marca Continente, pois é a mais barata que encontro).

      Beijinhos

  2. Elsa Pereira

    Fiz e adorei. Obrigado

    1. User Avatar
      Suzana Cardoso

      Tão bom saber que gostou, querida Elsa. Grata por me acompanhar. Um abraço,

      Suzana

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Conteúdo protegido