Pães de Abóbora/Mini-Broas de Abóbora [Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovos]
Agosto 1, 2019 2022-11-17 12:02Pães de Abóbora/Mini-Broas de Abóbora [Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovos]
Pães de Abóbora ou mini Broas de Abóbora? Não sei qual será a designação ideal. Apenas sei que estes pães são deliciosos, ficam estaladiços por fora e macios por dentro. Perfeitos para degustar de forma simples ou com um recheio saudável. Aqui por casa os meus familiares não Paleo ficaram maravilhados! Experimentem e enviem-me as vossas fotos, para eu partilhá-las nas minhas redes sociais.
FÓRMULA MÁGICA*
ATENÇÃO: Quando fizerem as minhas receitas e partilharem nas redes sociais, COLOQUEM O LINK DA RECEITA. É PROIBIDO partilhar “PRINTS” (ou cópias do texto) das minhas receitas nas REDES SOCIAIS, pois ao fazê-lo estão a PREJUDICAR todo o meu trabalho. PARTILHEM APENAS O LINK. Se quiserem, podem colocar o meu nome (Suzana Cardoso).
*Receita deu para 11 Pães || Receita inspirada e adaptada dos meus Pães de Cenoura.- 400g Abóbora (pesada crua e sem casca)
- 150g Polvilho Azedo (ou Polvilho Doce)
- 150g Farinha de Aveia (usei flocos de aveia sem glúten e triturei-os até que ficassem em farinha)
- 100g de Amêndoas Moídas OU Farinha de Amêndoa (eu usei amêndoas, demolhei-as, descasquei e triturei para que ficassem o mais moídas possível)
- 75g Linhaça Dourada Moída
- 1 colher de café rasa de Sal
- 1 colher de café de Fermento de Padeiro sem glúten (em pó)
- 30g de Azeite Extra Virgem
- 2 colheres de sopa de Vinagre
Como a magia acontece (modo de confeção)
1. Cozer a abóbora. Quando estiver mole, retirar a água e reduzir a puré.
2. Num recipiente, juntar os ingredientes secos (polvilho azedo, linhaça dourada moída, farinha de aveia, amêndoas moídas, sal, fermento e mexer até ficar homogéneo.
3. Acrescentar a abóbora reduzida a puré, o azeite e o vinagre. Mais uma vez juntar bem os ingredientes para que a mistura fique uniforme.
4. Moldar os pães no formato desejado. Polvilhar as mãos com Polvilho Doce e ir fazendo os pães, passando um pouco de polvilho neles para que seja mais fácil trabalhá-los. Pode utilizar uma faca para fazer uma cruz no meio dos pães, tal como pode observar na foto abaixo:
5. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC. Os meus pães ficaram prontos em 20/25 minutos. O tempo poderá ser diferente no seu forno. Portanto, esteja atento e verifique com um palito se estão cozinhados ou não. Poderá ser necessário mais tempo. Se estiver ligeiramente húmido, não se preocupe, pois deve-se à abóbora.
6. Delicie-se! O pão por fora ficará com uma textura estaladiça e por dentro com uma textura macia. São maravilhosos simples, com manteiga ou com queijo. Torrados também ficam muito bons.
Sejam Saudáveis, Sejam Felizes
Suzana Cardoso
Comentários (10)
Andreia de Icaro
Muito ricos, esqueceste de parti-los para que víssemos o seu interior, a textura, ficamos com água na boca. Vou ter de fazer imediatamente 🙂 rsrs
Suzana Cardoso
Olá, Andreia! Tem toda a razão. Faltou mesmo a foto do interior. Esqueci-me completamente :D.
Beijinhos*
Paula matos
Olá suzanna os meus paezinhos de abobora nao cozeram por dentro a massa ficou igualzinha…o que fiz de errado??
Suzana Cardoso
Olá, Paula. Se necessário tape os pães com prata, para que cozinhem mais tempo sem queimar por fora. Mas atenção que a textura encruada deve-se ao uso de polvilho, por isso o pão não deve ser aberto quente após ter sido feito no forno. Mas não quer dizer que não esteja cozido por dentro. Apenas tem de deixar arrefecer primeiro. Beijinhos
sergio alexandre
Tenho uma dúvida suzanna … a mistura não leva água?
Suzana Cardoso
Olá, Sérgio! A abóbora já confere a humidade necessária (:
Miriam Ribeiro
Boa tarde. Vou fazer estes pãezinhos agora, o fermento é de padeiro ou fermento de bolo? Obrigada 🙂
Suzana Cardoso
Olá, Miriam! Eu uso fermento de padeiro em pó (marcas Condi ou Fermipan).
Beijinhos
Ana Teixeira
Olá! Gostava muito De Fazer Estes pães mas nao encontro polvilho azedo, so doce. Posso substituir o polvilho azedo por outra coisa? Tem um aspecto delicioso!!
Suzana Cardoso
Olá, Ana! Grata por me acompanhar. Pode sim trocar por polvilho doce.
Beijinhos,
Suzana