SEMIFRIO de BOLACHA com Mascarpone – Delicioso, SEM GLÚTEN e Sem Açúcar Branco!

Este Semifrio de Bolacha com Mascarpone e Limão é uma verdadeira tentação. A Bolacha é a Maria em versão saudável (sem glúten e sem açúcar refinado) e com o creme macio de mascarpone ficou uma combinação digna de nos deixar no “paraíso“!

É uma sobremesa fresca, porém perfeita para qualquer altura do ano. Vai deliciar toda a família, até os mais gulosos!

FÓRMULA MÁGICA

ATENÇÃO: Quando fizerem as minhas receitas e partilharem nas redes sociais, COLOQUEM O LINK DA RECEITA.  É PROIBIDO partilhar “PRINTS” (ou cópias do texto) das minhas receitas nas REDES SOCIAIS, pois ao fazê-lo estão a PREJUDICAR todo o meu trabalho.  PARTILHEM APENAS O LINK. Se quiserem, podem colocar o meu nome (Suzana Cardoso).

Bolacha Maria Paleo Sem Glúten*

*Receita adaptada das Bolachas Maria aqui do Blog “Sejam Saudáveis, Sejam Felizes”

  • 2 Ovos
  • 155g Fécula de Batata ou Fubá de Mandioca
  • 80g Amêndoa Moída
  • 15g Farinha de Coco
  • 70g Óleo de Coco (ou Manteiga)
  • 50g Açúcar de Coco, Mascavado ou Xilitol

Recheio de Mascarpone e Limão**

**Adaptado do recheio do meu Semifrio de Manga

  • 400ml Natas Frescas (No Brasil é “Creme de Leite”) OU Leite de Coco***
  • 500g Queijo Mascarpone***
  • 50 a 70g Açúcar Mascavado, de Coco ou Xilitol (ajuste a gosto)
  • Raspas e Sumo (50ml) de 1 Limão pequeno
  • 5 Folhas de Gelatina Neutra (9g)
  • Opcional: 1 colher de café de Extrato de Baunilha

Nota***: O recheio ficará alto, pelo que poderá reduzir as natas para metade, se desejar que fique mais baixo.

Cobertura de Chocolate (Opcional):

  • 70g Chocolate Negro (% de cacau igual ou superior a 85%)
  • 100ml Bebida de Amêndoa ou Leite de Coco

COMO A MAGIA ACONTECE

1. COMECE POR FAZER A BOLACHA: Misture, num recipiente, os ingredientes secos (fécula de batata, amêndoa moída, farinha de coco, açúcar de coco ou mascavado). Adicione o óleo de coco previamente derretido (após ter arrefecido ligeiramente), misture. Acrescente os ovos, misture bem para ficar uniforme.

2. Coloque a massa por cima de papel vegetal e estique a massa com um rolo. Estique com cuidado. Caso se desfaça, volte a juntar com as mãos. Não se preocupe, que no final, o sabor/textura ficarão perfeitos! Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até ficarem douradas, cerca de 13 minutos (depende do seu forno). A massa da bolacha fica crocante e deliciosa. Deixe arrefecer. Reserve.

3. Quando tiver arrefecido, triture a bolacha até ficar em farinha. Depois, coloque num recipiente e misture 50g a 70g de Manteiga ou Óleo de Coco derretido. Pegue em METADE dessa mistura e coloque na base de uma forma de cheesecake. A restante metade reserve. NOTA IMPORTANTE: Pode experimentar colocar só a manteiga, em menor quantidade – 40g, em metade da bolacha (a que vai usar na base) e deixar a restante bolacha simples para ser mais fácil espalhar, depois, no topo do semifrio.

4. FAÇA O RECHEIO: Comece por hidratar as folhas de gelatina neutra, demolhando-as em água, consoante a informação da respetiva embalagem.

5. Bata as natas com o açúcar de coco ou mascavado até ficarem bem firmes. Posteriormente, adicione o mascarpone e bata mais um pouco. Acrescente o extrato de baunilha, o sumo e raspas de limão. Experimente se está ao seu gosto ou se precisa adoçar mais.

6. Retire a água das folhas de gelatina e leve-as ao micro-ondas para derreter. Junte ao preparado anterior, misturando muito bem com vara de arames até o creme ficar uniforme.

7. Espalhe o creme por cima da bolacha e leve ao frigorífico para solidificar.

8. Quando verificar que o recheio já está solidificado, coloque aos poucos a restante bolacha que reservou, podendo espalhar, com cuidado, com a ajuda de uma colher. Leve novamente ao frigorífico.

9. Poderá fazer uma cobertura para a sobremesa: numa panela, coloque chocolate negro com óleo de coco, levando ao fogão até derreter e uniformizar. Verta no topo do semifrio e leve novamente ao frigorífico para solidificar. OU em vez de colocar chocolate, decore o semifrio apenas com coco ralado e frutos vermelhos.

10. ATENÇÃO: Sirva frio e ao dividir as fatias, faça-o com cuidado para não partir (o chocolate e bolacha em cima poderão “rachar” um pouco). Delicie-se!

Sejam Saudáveis, Sejam Felizes

– Suzana Cardoso

 

2 thoughts on “SEMIFRIO de BOLACHA com Mascarpone – Delicioso, SEM GLÚTEN e Sem Açúcar Branco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.