“Bolo” de Profiteroles Paleo com Recheio de Doce de Ovos (Sem Glúten, Sem Açúcar Refinado)

No início do mês de julho, foi o aniversário do meu companheiro e eu preparei-lhe duas das suas sobremesas favoritas: um pão de ló de noz (cuja receita está no meu novo Ebook) e um “bolo” de profiteroles!

Os profiteroles com uma massa delicada, em conjunto com o recheio de doce de ovos e a cobertura de chocolate, ficaram DIVINAIS! Aqui por casa, a minha família não segue Paleo e ficaram deliciados. 

FÓRMULA MÁGICA

ATENÇÃO: Quando fizerem as minhas receitas e partilharem nas redes sociais, COLOQUEM O LINK DA RECEITA.  É PROIBIDO partilhar “PRINTS” (ou cópias do texto) das minhas receitas nas REDES SOCIAIS, pois ao fazê-lo estão a PREJUDICAR todo o meu trabalho.  PARTILHEM APENAS O LINK. Se quiserem, podem colocar o meu nome (Suzana Cardoso).

Massa dos PROFITEROLES*

A massa é a dos meus éclairs (que estão aqui no meu Blog “Sejam Saudáveis, Sejam Felizes”, desde janeiro de 2018) e dos meus profiteroles (que tinha publicado no Facebook em 2017!)

  • 150ml de Água
  • 60g de Manteiga
  • 40g de Farinha de Coco
  • 65g de Fubá de Mandioca (Alternativa: Farinha de Mandioca)
  • 65g de Polvilho Doce
  • 3 Ovos
  • 1 colher de sopa de Açúcar de Coco / Mascavado ou Xilitol
  • Pitada de Sal

RECHEIO

  • 240ml Bebida de Amêndoa ou Leite de Coco*
  • 2 Ovos
  • 40g a 50g de Açúcar de Coco ou Mascavado
  • 20g Fécula de Batata
  • 1 colher de café de Extrato de Baunilha
  • Opcional: 1 casca de Limão

*Sobra bastante creme. Poderá reduzir para 175ml.

cobertura de chocolate

  • 50g Chocolate Negro (% cacau igual ou superior a 74%)
  • 70ml Bebida de Amêndoa ou Leite de Coco

COMO A MAGIA ACONTECE

COMECE POR FAZER O RECHEIO:

1. Bata os ovos. / 2. Dissolva a fécula de batata num pouco de bebida de amêndoa.

3. Numa panela, coloque os ovos batidos, os ingredientes do passo anterior e os restantes ingredientes do recheio. Leve ao fogão, em lume médio a baixo, mexendo sempre com a vara de arames, durante 10min até engrossar.

4. Se o creme tiver grumos, use a varinha mágica para que fique homogéneo. Deixe arrefecer e, se necessário, leve algumas horas ao frigorífico para solidificar um pouco.

MASSA DOS PROFITEROLES:

1. Num recipiente, misture os ingredientes secos: farinha de coco, fubá de mandioca, polvilho doce, pitada de sal e o açúcar de coco ou mascavado.

2. Numa panela, coloque a água e a manteiga. Leve ao fogão e quando ferver, adicione os ingredientes secos do passo anterior. Misture bem e quando a massa começar a descolar da panela, retire e deixe arrefecer.

3. Acrescente os ovos, um de cada vez e misture/amasse muito bem. Eu misturei com as mãos.  A massa fica viscosa, mas não se preocupe, pois o resultado final é fantástico [Neste vídeo onde mostro a confeção dos éclairs, perceberá melhor o processo. CLIQUE para ver]

4.  Coloque um recipiente com água do seu lado. Humedeça as suas mãos, pegue num bocado de massa e molde em formato de bolinha, pousando em papel vegetal, no tabuleiro. Repita o processo até terminar a massa, humedecendo as mãos, sempre que necessário. Eu fiz 19 bolinhas de pequena dimensão.

5. Leve ao forno pré-aquecido a 160ºC, durante 15 a 20 minutos (depende do seu forno). Deixe arrefecer.

6. Quando tiver arrefecido e o creme no ponto, divida as bolinhas e coloque um pouco de recheio, com a ajuda de uma colher. Não coloque demasiado, pois o creme não é espesso e poderá escorrer.  O restante creme reserve no frigorífico (para comer à colher ou ao servir, poderão rechear mais os vossos profiteroles, a gosto).

7. Se quiser fazer um “bolo” de profiteroles, organize-os e depois faça a cobertura de chocolate.

8. COBERTURA: Numa panela, coloque o chocolate negro e a bebida de amêndoa, levando ao fogão para derreter. Misture para ficar uniforme. Verta de imediato por cima do “bolo” de profiteroles ou coloque individualmente. Leve ao frigorífico para que o chocolate solidifique. 

Os profiteroles ficam deliciosos! Bom apetite!

Sejam Saudáveis, Sejam Felizes

– Suzana Cardoso

2 thoughts on ““Bolo” de Profiteroles Paleo com Recheio de Doce de Ovos (Sem Glúten, Sem Açúcar Refinado)

  1. Rafaela Soares says:

    Bom dia Susana! Muito obrigada por mais uma receita fantástica!
    Quero muito experimentar mas tenho uma duvida: quando refere o leite de coco é mesmo leite de coco de lata ou a bebida vegetal de coco? Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.