Bolo de Aniversário Saudável: Bolo de Chocolate com Recheio de Cacau (Paleo, Sem Glúten, Sem Açúcar Refinado)

O meu aniversário foi no passado dia 1 de junho e, para celebrar, confecionei um bolo fofo de chocolate com recheio de cacau, um leve toque a limão e muitos morangos. O bolo ficou incrivelmente delicioso, os sabores ficaram bastante equilibrados e aqui por casa todos se deliciaram!

FÓRMULA MÁGICA do bolo de aniversário

ATENÇÃO: Quando fizerem as minhas receitas e partilharem nas redes sociais, COLOQUEM O LINK DA RECEITA.  É PROIBIDO partilhar “PRINTS” (ou cópias do texto) das minhas receitas nas REDES SOCIAIS, pois ao fazê-lo estão a PREJUDICAR todo o meu trabalho.  PARTILHEM APENAS O LINK. Se quiserem, podem colocar o meu nome (Suzana Cardoso).

bolo fofo de chocolate*

A massa é a mesma do meu bolo do ano passado (2020)

  • 6 Ovos
  • 75g Amêndoa Moída
  • 40g Cacau Puro em Pó
  • 40g Fécula de Batata (ou Polvilho Doce)
  • 60g Açúcar de Coco (ou Mascavado)
  • 1 colher de café de Fermento (sem glúten)
  • 30ml Azeite Extra Virgem
  • 150ml Bebida de Amêndoa

1. Bata os ovos com o açúcar de coco (ou mascavado) durante 10 a 15 minutos, com a batedeira no máximo (vai aumentar de tamanho e fica com textura cremosa).

2. Entretanto, num recipiente, junte os ingredientes secos (amêndoa moída, cacau puro em pó, fécula de batata e fermento).

3. Ao primeiro passo, após os 15 minutos, adicione o azeite e a bebida de amêndoa, mexendo com a batedeira no mínimo.

4. Adicione, a pouco e pouco, com calma, os ingredientes secos do passo 2, continuando com a batedeira no mínimo ou com a vara de arames, até ficar uniforme. Tem de ser lentamente para não perder volume e não baixar!

5. Agora vai precisar de duas formas iguais (ou se tiver só uma, vai ter de repetir o processo de ir ao forno, duas vezes). Unte essas duas formas iguais de fundo removível, com manteiga na base e laterais, e coloque papel vegetal na base. Divida a massa pelas duas formas para que assim tenha duas camadas de bolo.

6. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 30 minutos. O tempo pode ser diferente no seu forno, esteja atento e faça sempre teste do palito.

7. Quando estiver pronto, deixe arrefecer e não retire das formas.

8. Após ter arrefecido, faça o RECHEIO.

Recheio de cacau*

*Recheio adaptado dos bolos de aniversário dos anos anteriores

  • 700ml Bebida Vegetal (Usei 1 lata de 400ml de Leite de Coco + 300ml de Bebida de Amêndoa)
  • 4 Gemas
  • 30g Cacau Puro em Pó
  • 25g (2 colheres de sopa) de Fécula de Batata (ou Polvilho Doce)
  • 50g Açúcar de Coco (ou Mascavado)
  • 8 Folhas de Gelatina Neutra
  • Raspas de 1 Limão pequeno
  • Morangos q.b (cerca de 11 para as laterais e a gosto para o recheio)
  • Opcional: 1 colher de café de Extrato de Baunilha

1. Hidrate as folhas de gelatina, seguindo as recomendações da respetiva embalagem.

2. Bata as gemas. Reserve.

3. Bata um pouco da bebida vegetal com a fécula de batata e o cacau puro em pó para que fique bem dissolvido.

4. Numa panela, coloque as gemas batidas, a bebida vegetal (leite de coco e a bebida de amêndoa), os ingredientes do passo anterior, as raspas de limão, o açúcar de coco e leve ao fogão, em lume baixo, mexendo SEMPRE com a vara de arames para não ganhar grumos.

5. Passados 5 minutos, adicione as folhas de gelatina neutra demolhadas e continue a mexer mais 10 minutos. No final do processo, poderá utilizar uma varinha mágica para o creme ficar perfeito.

6. Retire o papel vegetal que estava debaixo de cada uma das camadas do bolo. Volte a colocar a camada dentro da forma, fechando-a (TEM DE ESTAR DENTRO DA FORMA). Coloque morangos cortados ao meio nas laterais da forma (tal como pode ver na foto abaixo).

7. Verta o recheio (é bastante líquido!). Adicione mais morangos cortados aos bocados nesse creme. Deixe arrefecer. Depois, leve ao frigorífico para solidificar. Quando o creme estiver mais firme, tape com a outra camada do bolo. O bolo só deverá ser servido após o recheio ter solidificado (pelo menos 6 horas).

DICA: Preparei este bolo no dia anterior ao meu aniversário. Como é necessário deixar o recheio solidificar, são precisas algumas horas, daí que o ideal seja preparar no dia anterior.

Sejam Saudáveis, Sejam Felizes
– Suzana Cardoso

2 thoughts on “Bolo de Aniversário Saudável: Bolo de Chocolate com Recheio de Cacau (Paleo, Sem Glúten, Sem Açúcar Refinado)

    • Suzana Cardoso says:

      Olá, Elsa! Nos ingredientes do recheio, tinha colocado “açúcar de coco (ou mascavado)”. No caso da massa do bolo, só tinha escrito “açúcar de coco”, porém pode também ser substituído por mascavado (pelo que pode bater os ovos com qualquer uma dessas opções).

      Atenciosamente,

      Suzana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.