Bolachas de Laranja e Gengibre Paleo, Sem Glúten, Sem Lacticínios, Sem Açúcar Refinado

Com as laranjas caseiras que tinha por casa, confecionei estas bolachas de laranja e gengibre sem glúten, sem lacticínios e sem açúcar refinado. As bolachas ficam crocantes nas bordas e fofas no meio. É uma combinação fantástica de sabores e de texturas!  

FÓRMULA MÁGICA

ATENÇÃO: Quando fizerem as minhas receitas e partilharem nas redes sociais, COLOQUEM O LINK DA RECEITA.  É PROIBIDO partilhar “PRINTS” (ou cópias do texto) das minhas receitas nas REDES SOCIAIS, pois ao fazê-lo estão a PREJUDICAR todo o meu trabalho.  PARTILHEM APENAS O LINK. Se quiserem, podem colocar o meu nome (Suzana Cardoso).

INGREDIENTES*

*Adaptada das receitas de bolachas aqui do meu Blog “Sejam Saudáveis, Sejam Felizes”   Quantidade: 45 Bolachas (depende do tamanho/espessura)

  • 1 Ovo
  • 1 Laranja Média: 175ml de Polpa da Laranja + as Raspas
  • 145g Fubá de Mandioca (Alternativa: Farinha de Aveia)
  • 125g Amêndoa Moída
  • 45g Farinha de Coco 
  • 35g Azeite Extra Virgem
  • 50g Xilitol (ou Açúcar de Coco)
  • 2 colheres de café de Gengibre em Pó (pode ajustar ao seu gosto)

COMO A MAGIA ACONTECE

1. Comece por ralar a casca da laranja para obter as raspas. De seguida, retire a casca, coloque a polpa num recipiente e triture até ficar líquido (a minha rendeu 175ml). Reserve.

2. Num recipiente, junte o fubá de mandioca, a amêndoa moída, a farinha de coco, o xilitol e o gengibre em pó, misturando até ficar homogéneo.

3. Adicione a polpa da laranja triturada, as raspas, o azeite e misture. Por fim, adicione o ovo.

4. Molde as bolachas: pegue num pedacinho de massa (quantidade suficiente para uma bolacha) e espalme por cima do papel vegetal, com as suas mãos. Se necessário, humedeça os seus dedos (deixe uma tigela com água perto de si) e use o cortador. Faço deste modo, pois para ser possível usar o rolo de massa, teria de adicionar mais farinhas, porém prefiro não acrescentar mais, para que a textura não fique “seca”.

5. Repita o processo até terminar a massa. Colocando sempre por cima de papel vegetal.

6. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC e esteja muito atento/a ao seu forno, pois o tempo poderá ser diferente! No meu caso, ficaram prontas em 17 minutos.

7. Ficam docinhas, crocantes nas bordas, fofas no meio e são deliciosas!  Conserve num frasco  bem fechadinho para manter a textura no dia seguinte.        

Sejam Saudáveis, Sejam Felizes

Suzana Cardoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.