Bolo de Amêndoa com Frutos Vermelhos [Paleo, Sem Glúten, Sem Lacticínios, Sem Refinados]

O meu bolo semifrio de ananás teve tanto sucesso aqui por casa, que decidi adaptar e fazer com frutos vermelhos. Essa ideia também me tinha sido sugerida pela maravilhosa M. João, que costuma fazer receitas minhas e me enviou uma foto apetitosa do meu bolo adaptado com mirtilos. Fica com uma textura húmida, fofa e é muito saboroso!

FÓRMULA MÁGICA 

ATENÇÃO: Quando fizerem as minhas receitas e partilharem nas redes sociais, COLOQUEM O LINK DA RECEITA.  É PROIBIDO partilhar “PRINTS” (ou cópias do texto) das minhas receitas nas REDES SOCIAIS, pois ao fazê-lo estão a PREJUDICAR todo o meu trabalho.  PARTILHEM APENAS O LINK. Se quiserem, podem colocar o meu nome (Suzana Cardoso).

Ingredientes

*Receita adaptada do meu bolo-semifrio de ananás

  • 6 Ovos
  • 90g Fuba de Mandioca
  • 80g Amêndoa Moída
  • 60g Açúcar Mascavado ou Açúcar de coco (ajuste a gosto)
  • 1 colher de café de Fermento isento de glúten
  • 30ml Azeite Extra Virgem
  • 150ml Bebida de Amêndoa (ou Leite de Coco)
  • Frutos Vermelhos a gosto

1. Bata os ovos com o açúcar mascavado durante 10 a 15 minutos, com a batedeira no máximo (vai aumentar de tamanho e ficar com uma textura cremosa).

2. Entretanto, num recipiente, junte os ingredientes secos (fuba, amêndoa moída, fermento).

3. Ao 1º passo, após os 15 minutos, adicione o azeite e a bebida de amêndoa, mexendo com a batedeira no mínimo.

4. Adicione, a pouco e pouco, os ingredientes do passo 2, com a batedeira no mínimo ou com a vara de arames, tendo cuidado de fazê-lo lentamente para não baixar volume (ou, pelo menos, para que baixe o mínimo possível).

5. Acrescente frutos vermelhos a gosto, mexendo com uma colher.

6. Unte com manteiga ou óleo de coco uma forma de fundo removível e coloque papel vegetal na base (a manteiga ajuda a fixar o papel).

7. Verta a massa na forma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC. Usei um forno a gás e ficou pronto em cerca de 50 minutos. Muita atenção que o tempo poderá ser diferente no seu forno. Esteja atento e, se necessário, tape com prata para não queimar por cima.

8. Os frutos vermelhos que coloquei na massa do bolo ficaram no fundo, dando um efeito maravilhoso. O bolo fica fofo, húmido e muito saboroso!

Sejam Saudáveis, Sejam Felizes
Suzana Cardoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.