Empadas de Frango [Paleo, Sem Glúten, Sem Refinados]

Depois do sucesso das empadas de atum, decidi inventar uma nova receita maravilhosa, com uma massa diferente e com outro recheio. Estas empadinhas também não têm glúten, são muito saborosas e práticas de confecionar.

A massa fica crocante e ficou uma combinação divinal com o recheio de frango. Claro está que aqui por casa até quem não segue um estilo de vida saudável adorou. Ficaram todos maravilhados!

FÓRMULA MÁGICA

ATENÇÃO: Quando fizerem as minhas receitas e partilharem nas redes sociais, COLOQUEM O LINK DA RECEITA.  É PROIBIDO partilhar “PRINTS” (ou cópias do texto) das minhas receitas nas REDES SOCIAIS, pois ao fazê-lo estão a PREJUDICAR todo o meu trabalho.  PARTILHEM APENAS O LINK. Se quiserem, podem colocar o meu nome (Suzana Cardoso).

MASSA DAS EMPADAS*

*Quantidades para 6 empadas (Receita inspirada/adaptada das minhas empadas de atum)

  • 75g Amêndoa Moída
  • 70g Farinha de Mandioca
  • 40g Fécula de Batata
  • 2 Ovos
  • 1 colher de café rasa de Sal (ou um pouco menos. Adapte ao seu gosto)
  • 50g de Manteiga (ou Óleo de Coco)
  • Gema para pincelar as empadas

Recheio

  • 120g Peito de Frango (ou restos de carne previamente cozinhada OU atum)
  • 1 Cebola
  • Alho francês q.b.
  • Curgete q.b (só um pouquinho basta)
  • 3 Colheres de Sopa cheias de Polpa de Tomate (caseiro ou comprado, mas atenção aos ingredientes)
  • Sal q.b
  • Manjericão q.b.
  • Orégãos q.b.
  • Piripiri q.b.
  • Azeite Extra Virgem q.b

Como a magia acontece (Modo de Confeção)

1. Comece por confecionar a massa das empadas: Junte num recipiente a amêndoa moída, a farinha de mandioca, a fécula de batata, o sal e misture. Adicione a manteiga derretida (após ter arrefecido), misture. Seguidamente, acrescente os ovos, misturando bem até ficar homogéneo.

2. Reserve 6 bolinhas de massa suficientes para tapar as empadas. Teste a quantidade necessária para tapar as empadas, espalmando essa bolinha com as mãos, colocando por cima da forminha (forma de queques que vai usar para as empadas) para ver se é suficiente. ATENÇÃO: Ajuste a quantidade das empadas a fazer ao tamanho das suas formas. Eu usei formas de silicone. Se usar das outras formas, provavelmente terá de colocar papel vegetal ou untá-las com manteiga/óleo de coco.

3. A restante massa divida pelas 6 forminhas, espalhando pela base e laterais. Reserve. Faça agora o RECHEIO.

4. Para o recheio, comece por cozinhar o peito de frango, apenas com água e sal. Quando ferver, reduza para lume baixo e deixe cozinhar cerca de 30 minutos. Caso opte por utilizar restos de carne que já tenha confecionado ou atum enlatado (em azeite), ignore este passo.

5. Numa frigideira, coloque o azeite, a cebola às rodelas, a courgette cortada aos bocadinhos pequeninos e um pouco de alho francês, deixando cozinhar. Quando a cebola estiver dourada, adicione a carne do peito de frango muito bem desfiada, o molho de tomate e os temperos a gosto (sal, orégãos, manjericão, piripiri), cozinhando mais 5 minutos.

6. Desligue, deixe arrefecer um pouquinho e depois divida o recheio pelas 6 empadinhas. Poderá sobrar um pouco de recheio (se sobrar, coma assim. É uma maravilha).

7. Após ter recheado as empadas, tape-as com as bolinhas de massa que reservou. Espalme cada bolinha por cima das empadas e junte-a bem às laterais da massa. No meu caso, a massa da cobertura rachou um bocadinho, pois gosto de empadas bem recheadas. Mas isso não constitui qualquer problema! Pincele as empadas com gema de ovo (previamente batida).

8. Coloque as forminhas por cima de um tabuleiro de ir ao forno, uma vez que poderá escorrer manteiga durante a cozedura. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC (usei um forno elétrico). Passados 10 minutos, eu tapei as empadas por cima para não queimarem. Ficaram prontas num total de 20 minutos. O tempo poderá ser diferente no seu forno. Esteja atento.

9. Finalmente, retire do fogão. Depois, tire as empadas das formas e deixe-as arrefecer num prato, por cima de papel. Bom apetite!

Sejam Saudáveis, Sejam Felizes
– Suzana Cardoso

5 thoughts on “Empadas de Frango [Paleo, Sem Glúten, Sem Refinados]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.