Bolo de Aniversário: Bolo Fofo de Chocolate com Creme Pasteleiro de Limão (Sem Glúten, Sem Lacticínios, Sem Refinados)

No dia 1 de junho foi o meu aniversário e eu decidi combinar dois sabores que gosto imenso: chocolate e limão. A massa do bolo de chocolate ficou muito fofinha e combinou na perfeição com o creme pasteleiro de limão. Foi o melhor bolo que já fiz e comi! Aqui por casa ficamos  todos rendidos a este bolo maravilhoso.  

E uma semana depois do meu aniversário, lancei o meu 1º EBOOK com RECEITAS “SAUDÁVEIS E FELIZES”, no qual fiz uma compilação das melhores 41 receitas do meu Blog (as mais confecionadas e adoradas por vocês). Para saber mais veja esta minha publicação (clique AQUI) ou envie-me mensagem privada para o meu Facebook pessoal (AQUI). No meu Blog pode encontrar também uma secção de “Ebooks na qual apresento este ebook.

 

FÓRMULA MÁGICA do bolo de aniversário

ATENÇÃO: Quando fizerem as minhas receitas e partilharem nas redes sociais, COLOQUEM O LINK DA RECEITA.  É PROIBIDO partilhar “PRINTS” (ou cópias do texto) das minhas receitas nas REDES SOCIAIS, pois ao fazê-lo estão a PREJUDICAR todo o meu trabalho.  PARTILHEM APENAS O LINK. Se quiserem, podem colocar o meu nome (Suzana Cardoso).

bolo fofo de chocolate*

*Massa inspirada no bolo de aniversário do ano passado

  • 6 Ovos
  • 75g Amêndoa Moída
  • 40g Cacau Puro em Pó
  • 40g Fécula de Batata
  • 60g Açúcar Mascavado
  • 1 colher de café de Fermento
  • 30ml Azeite Extra Virgem
  • 150ml Bebida de Amêndoa

1. Bata os ovos com o açúcar mascavado durante 10 a 15 minutos, com a batedeira no máximo (vai aumentar de tamanho e fica com textura cremosa).

2. Entretanto, num recipiente, junte os ingredientes secos (amêndoa moída, cacau puro em pó, fécula de batata e fermento).

3. Ao primeiro passo, após os 15 minutos, adicione o azeite e a bebida de amêndoa, mexendo com a batedeira no mínimo.

4. Adicione, a pouco e pouco, com calma, os ingredientes secos do passo 2, continuando com a batedeira no mínimo ou com a vara de arames, até ficar uniforme. Tem de ser lentamente para não perder volume e não baixar!

5. Agora vai precisar de duas formas iguais (ou se tiver só uma, vai ter de repetir o processo de ir ao forno, duas vezes). Unte essas duas formas iguais de fundo removível, com manteiga na base e laterais, e coloque papel vegetal na base. Divida a massa pelas duas formas para que assim tenha duas camadas de bolo.

6. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 30 minutos. O tempo pode ser diferente no seu forno, esteja atento e faça sempre teste do palito.

7. Quando estiver pronto, deixe arrefecer e não retire das formas.

8. Após ter arrefecido, faça o RECHEIO.

Recheio Creme Pasteleiro de Limão*

*Recheio adaptado da receita do delicioso pudim de limão e baunilha do meu Blog.

  • 500ml de Leite de Coco (eu sei uma lata de 400ml de Leite de Coco + 100ml de Bebida de Amêndoa)
  • Sumo de 1 limão pequeno (cerca de 50ml)
  • Um pouco de raspas de limão (qb)
  • 5 Gemas
  • 2 Colheres de Sopa de Fécula de Batata
  • 50g Açúcar Mascavado
  • 8 Folhas de Gelatina Neutra
  • Opcional: 1 colher de café de extrato de baunilha
  • Morangos q.b. para laterais e interior do recheio

1. Hidrate as folhas de gelatina neutra, seguindo as indicações de tempo referidas na respetiva embalagem. Reserve.

2. Coloque morangos cortados ao meio nas laterais da forma (tal como pode ver na foto abaixo). Reserve.

3. Bata as gemas com a fécula de batata. Posteriormente, numa panela, coloque as gemas batidas (com a fécula) juntamente com o leite de coco, o sumo e raspas de limão, o açúcar mascavado e o extrato de baunilha. Leve a lume baixo, mexendo sempre com a vara de arames, cerca de 5 minutos.

4. Adicione as folhas de gelatina neutra hidratadas ao passo anterior, continuando a mexer sempre com a vara de arames, durante mais 10 minutos. É importante que mexa sempre para não ganhar grumos (mas caso tenha grumos, basta triturar com a varinha mágica).

5. Retire do fogão e verta imediatamente por cima de uma das camadas do bolo (tem de estar dentro da forma!). Coloque também morangos cortados aos quartos no interior do recheio.

6. Deixe arrefecer e leve ao frigorífico para solidificar (o recheio nesta fase ainda está líquido, tem de ir ao frigorífico para engrossar/solidificar). ATENÇÃO: Só pode colocar a outra camada do bolo quando o recheio estiver sólido!

7. Após o recheio estar devidamente solidificado, coloque por cima a outra camada do bolo. Faça a cobertura ou decore a gosto.

OPCIONAL: Cobertura

  • 70g Chocolate Negro (% de cacau superior a 85%)
  • 100ml Bebida de Amêndoa
  • Decore: coco ralado, frutos vermelhos a gosto e nozes picadas

1. Junte o chocolate negro com a bebida de amêndoa, numa panela, e leve ao fogão para derreter. Quando estiver uniforme, verta por cima APENAS do topo do bolo.

2. Leve ao frigorífico para solidificar.

3. Quando estiver solidificado, recorra a uma faca de peixe para descolar os morangos das laterais da forma, para assim abrir a forma.

4. Decore a gosto.

DICA: Preparei este bolo no dia anterior ao meu aniversário. Como é necessário deixar o recheio solidificar, são precisas algumas horas, daí que o ideal seja preparar no dia anterior.

Sejam Saudáveis, Sejam Felizes 
– Suzana Cardoso

 

3 thoughts on “Bolo de Aniversário: Bolo Fofo de Chocolate com Creme Pasteleiro de Limão (Sem Glúten, Sem Lacticínios, Sem Refinados)

    • Suzana Cardoso says:

      Olá, Andrea! O seu comentário já foi feito no meu Blog.
      Esta receita do bolo de chocolate (do meu aniversário) faz parte do Blog (:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.