Blog

Perdição de Abóbora e Canela: Paleo, Sem Glúten, Sem Lacticínios e Sem Açúcar Refinado!

Receitas / Sobremesas

Perdição de Abóbora e Canela: Paleo, Sem Glúten, Sem Lacticínios e Sem Açúcar Refinado!

Esta Perdição de Abóbora e Canela foi uma das sobremesas que fiz no Natal: a textura da bolacha com a leveza do coco e o surpreendente creme de abóbora fizeram as delícias da família. É uma sobremesa leve, reconfortante e deliciosa.

FÓRMULA MÁGICA

ATENÇÃO: Quando fizerem as minhas receitas e partilharem nas redes sociais, COLOQUEM O LINK DA RECEITA.  É PROIBIDO partilhar “PRINTS” (ou cópias do texto) das minhas receitas nas REDES SOCIAIS, pois ao fazê-lo estão a PREJUDICAR todo o meu trabalho.  PARTILHEM APENAS O LINK. Se quiserem, podem colocar o meu nome (Suzana Cardoso).

Camada de Bolachas de abóbora e canela*

* Receita adaptada das bolachas de abóbora que se encontram aqui no meu Blog.
  • 200g Abóbora
  • 50g Farinha  de Coco
  • 50g Farinha de Mandioca
  • 70g Nozes Moídas
  • 70g Polvilho Doce
  • 50g Óleo de Coco Extra Virgem (ou Manteiga)
  • 1 Ovo
  • 1 ou 2 Colheres de Sopa de Mel
  • 1 colher de café de Canela

Como a Magia Acontece

1. Coza a abóbora. Deixe arrefecer e reduza a puré. Reserve.

2. Num recipiente, misture a farinha de coco, a farinha de mandioca, o polvilho doce, as nozes moídas e a canela.

3. Depois, acrescente a abóbora em puré, o óleo de coco derretido (arrefecido) e o mel, mexendo bem até ficar homogéneo. Acrescente o ovo.

4. Assim que a mistura estiver uniforme, coloque-a por cima de papel vegetal e estique a massa, com a ajuda das suas mãos ou com um rolo (se necessário, unte-o com óleo de coco ou manteiga para facilitar o processo). É normal que a massa cole, mas não se preocupe, não tem de ficar perfeito (vai ser para triturar tudo no final).

5.  Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC. A minha massa de bolacha ficou pronta em 20 minutos (esteja atento ao seu forno, pois o tempo poderá ser diferente. 6. Deixe a massa arrefecer. Depois, coloque na picadora/trituradora e triture.

ATENÇÃO: Esta receita das bolachas pode ser REDUZIDA para metade na quantidade dos ingredientes, pois sobrou bastante bolacha triturada. Eu fiz quantidade a mais, pois assim guardei num frasco de vidro e a minha família deliciou-se consumindo o resto das bolachas  com iogurte grego natural.

Camada de Coco

  • 200ml de Leite de Coco
  • 2 Folhas de Gelatina Neutra
  • Opcional: 1 Colher de Sopa de Xilitol ou Açúcar Mascavado

1. Hidrate as folhas de gelatina e reserve.

2. Leve ao fogão, numa panela, o leite de coco. Caso opte por adoçar, coloque o Xilitol (ou o açúcar mascavado) nesta fase. Junte as folhas de gelatina hidratadas e mexa com a vara de arames até ficar bem dissolvido, durante cerca de 3 a 5 minutos.

3. Leve ao frigorífico para solidificar.4. Quando estiver sólido, retire do frigorífico e use uma varinha mágica para deixar o creme de coco com uma textura cremosa (e não com aquela textura “dura” de gelatina).

Cobertura de Abóbora e Laranja

  • 200g Abóbora
  • Sumo de 1 Laranja (a minha rendeu 100ml de sumo)
  • 2 Folhas de Gelatina Neutra
  • 1 ou 2 Colheres de Sopa de Açúcar Mascavado (Ou Xilitol ou Açúcar de Coco)
  • Pitada de Canela
1. Coza a abóbora, retire a água e reduza a puré. Reserve.2. Hidrate as folhas de gelatina.

3. Numa panela, coloque o puré de abóbora, o sumo da laranja, o açúcar mascavado, a pitada de canela e as folhas de gelatina hidratadas. Cozinhe entre 5  a 10 minutos, em lume baixo, mexendo sempre com a vara de arames. Prove o creme para verificar se está ao seu gosto ou se necessita de adoçar mais um pouco (porém sem exageros!)

4. Deixe arrefecer.

 MONTAR AS CAMADAS

– Pode colocar na base, um pouco de bolacha triturada em cada tacinha.

– Seguidamente, coloque o creme de coco que estará sólido, daí que seja necessário mexê-lo bem com a varinha mágica, de modo a que seja possível dividir o creme pelas tacinhas com a ajuda de uma colher.

– Coloque novamente mais bolacha triturada.

– No topo, coloque o creme de abóbora, em cada tacinha.

Pode levar ao frigorífico mais um pouco para o creme de abóbora ficar lisinho (solidificar) ou pode desse modo, se desejar.

Sejam Saudáveis, Sejam Felizes – Suzana Cardoso

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Conteúdo protegido