Dicas e Sugestões para uma Quadra Natalícia Saudável e Feliz

Aproximamo-nos da época do ano que mais se representa pelo Amor, Amizade, Luz, Conforto, Partilha, Sonhos e pela Alegria de reunir a família em torno da mesa.

Contudo, apesar dos excessos característicos deste período festivo, é possível vivenciar, com prazer, um Natal e uma Passagem de Ano de acordo com o estilo de vida Paleo. Partilharei consigo várias sugestões para que não lhe falte inspiração.

Refeições Principais

Os almoços e jantares da época natalícia não têm de ser uma “dor de cabeça”, pois, de um modo geral, são inúmeras as opções saudáveis que fazem parte do cardápio:

  • O clássico bacalhau cozido, acompanhado de couves, um pouco de batata-branca (ou batata-doce), ovo cozido, regados em azeite extra virgem;
  • Polvo assado no forno com batata-doce e legumes;
  • Peru no forno com laranja ou o típico peru recheado e um pouco de arroz selvagem;
  • Leitão ou Borrego assado no forno, acompanhado de batata-doce.

Lembre-se que o arroz e a batata branca possuem uma carga de hidratos de carbono elevada. Como é Natal, podemos descomplicar e estar mais abertos a estas opções, sobretudo por causa dos nossos familiares que não seguem o nosso estilo de vida. No entanto, sem exageros!

Petiscos Para Prolongar a Festa

Como nesta época festiva não nos ficamos pelas refeições principais, seguem algumas sugestões para as entradas ou para os petiscos destinados a prolongar a noite:

  • Camarão cozido ou grelhado;
  • Polvo com salsa picada e cebola;
  • Moelas estufadas;
  • Salmão fumado;
  • Queijo, presunto com melão e/ou chouriço caseiro;
  • Pastéis de bacalhau e batata-doce;
  • Pãezinhos Paleo, etc.

Vai uma sobremesa?

Não precisa de se privar das sobremesas que mais despertam a gula nesta época, apenas tem de adaptá-las ao estilo de vida Paleo e obterá sobremesas igualmente ou até mais saborosas.

Pode encontrar várias receitas aqui no meu Blog ou pode procurá-las no álbuns disponíveis na minha página do Facebook (Sejam Paleo, Sejam Felizes). Exemplos de doces adaptadas à Paleo:

  • Tronco de Natal, leite-creme, tarte “baba de camelo, tarte-mousse de chocolate,  bolo-rainha, sonhos, pudins, brigadeiros, mousse, broas de mel, bolachas, e muito mais! Não faltam opções.
  • Também você pode fazer as suas próprias experiências. Pegue nas suas receitas antigas, use a sua criatividade e faça todas as substituições que forem necessárias.

Leite-Creme de Limão (Receita Disponível no meu Blog)

Tarte-Mousse de Chocolate (Receita Disponível no meu Blog)

Equilíbrio é a Palavra-Chave

  • Quer experimentar uns petiscos ou doces que não se enquadram na dieta Paleo? A escolha é sua. Lembre-se que o seu paladar e o seu organismo estão habituados a uma alimentação saudável, por isso talvez já nem os ache assim tão apetitosos e, se exagerar, poderão não lhe cair muito bem no estômago.
  • Caso sofra de compulsão e tenha um historial de se descontrolar facilmente, ficando com vontade de devorar tudo, então planeie com antecedência várias atividades para esses dias, para que se possa abstrair da comida e manter a mente ocupada.
  • Reflita se valerá a pena comer aquele doce que não é Paleo. Isso vai fazê-lo sentir-se mais feliz? Vai comê-lo com prazer? Ou depois vai ser ensombrado por sentimentos de culpa, tristeza e arrependimento? Faça uma escolha consciente e que também o faça sentir-se bem a nível emocional.

Bolo Fofo de Amêndoa e Limão com recheio de Coco e Baunilha (Receita Disponível no meu Blog)

Todos os dias podem ser dias de Natal!

Que no seu Natal não falte alegria, animação, boa comida, junto daqueles que mais ama. Contudo, que a boa disposição, a partilha e o “calor” típicos desta época, estejam presentes nas suas vidas, diariamente. Não devemos esperar pelo Natal para perdoar, estender a mão ao próximo e amar. Todos os dias podem ser dias de Natal.

Também lhe desejo um feliz 2020, repleto de saúde, prosperidade e conquistas. Viva com prazer e não adie a concretização dos seus objetivos. Toca a ir à luta, sempre com muito foco, força e fé. Sejam saudáveis, sejam felizes!

Sejam Saudáveis, Sejam Felizes
Suzana Cardoso

2 thoughts on “Dicas e Sugestões para uma Quadra Natalícia Saudável e Feliz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.