Estilo de Vida Paleo/Primal: O Meu Testemunho

O estilo de vida Paleo (Primal) faz parte de mim há quatro anos. Foi em julho de 2015 que tudo começou. O meu propósito nunca foi emagrecer, mas sentir-me mais saudável e feliz!

O que me levou a começar

Ao contrário da maioria das pessoas que iniciam a Dieta Paleo, eu nunca tive interesse em perder peso. As minhas motivações prendiam-se com o meu desejo de aumentar os meus níveis de energia, libertar-me do vício do açúcar, equilibrar as emoções e, sobretudo, fortalecer o funcionamento cerebral.

Maiores Dificuldades

Sou o elemento mais novo da família. Isso foi desde logo a minha maior dificuldade… Nos primeiros tempos, tentaram fazer-me desistir, pois não compreendem esta minha opção. Pensavam que eu iria ficar com algum défice de nutrientes, simplesmente por ter deixado de comer massa, pão, leite, bolachas, etc.

Além disso, quando comiam pizzas, bolos ou chocolates, tentavam convencer-me a comer também, dizendo que “uma vez não é vez”, “é só hoje”, “comer um bocadinho de açúcar até faz bem”… Todavia, eu não desisti!

GANHOS NA SAÚDE

Foram várias as mudanças que tive na minha saúde:

  • Compulsão por doces desapareceu: No passado, eu era extremamente gulosa, sendo capaz de comer uma tablete de chocolate ou dezenas de rebuçados num só dia. Eu pensava em doces com muita frequência e quando os tinha em casa, só descansava quando os tivesse comido todos. Ao cortá-los da minha vida, deixei de sentir falta deles. Quanto menos açúcar ingerirmos, menos falta sentimos dele.
  • Menos irritabilidade: Sempre que eu consumia doces ou alimentos com glúten, notava que me causava oscilações de humor, pois ficava com fome em pouco tempo.
  • Mais saciedade: Ao comer apenas bons alimentos, sinto-me saciada e com mais energia por um período de tempo mais longo.
  • O meu peso equilibrou e tem se mantido estável.

Exemplos de refeições minhas (pequenos-almoços, almoços/jantares)

Seguem 9 exemplos de ementas semanais minhas: https://sejamsaudaveissejamfelizes.com/category/ementas-cardapios-paleo

Exercício Físico

No último ano, o exercício físico que faço consiste essencialmente em caminhadas na natureza. Por vezes, salto à corda cerca de 10 minutos e faço agachamentos com salto, segurando um kettlebell de 10 quilos. No entanto, devido à minha dedicação aos estudos universitários, a minha actividade física não tem sido regular. As caminhadas são, sem dúvida, o meu exercício de eleição.

Conselhos Para Quem Vai Começar

Para quem vai iniciar este estilo de vida, partilho convosco algumas das estratégias que me ajudaram:

1) Ler muito! Fazer pesquisas na internet, ler sites credíveis, consultar a informação disponível no grupo de Facebook (Paleo Descomplicado), no meu Blog (Sejam Saudáveis, Sejam Felizes) e comprar livros. Quanto mais informação, melhor será para se manterem focados na Dieta Paleo. Só compreendendo as razões pelas quais devemos optar por uns alimentos e excluir outros, é que tudo isto fará sentido.

2) Vejam vídeos sobre o assunto: Se não gostam de ler, isso não pode ser uma desculpa. Na internet encontram vários vídeos que explicam o que devemos comer, moderar ou evitar (no meu canal do YouTube podem encontrar alguns).

3) Façam listas para memorizarem com mais facilidade o que comer ou excluir.

4) Criem álbuns nos vossos computadores. Estejam atentos às publicações de fotografias de pequenos-almoços, almoços ou jantares e guardem-nas em pastas no vosso computador. Quando precisarem de inspiração, é só dar uma vista de olhos.

5) Organizem-se. Após perceberem os princípios da dieta Paleo, elaborem uma lista com sugestões de refeições, a partir da qual podem criar, posteriormente, as vossas ementas. A organização permitir-vos-á poupar mais tempo e manter o foco.

Ser Paleo é para a Vida

Há quem encare a Dieta Paleo como uma dieta temporária com o único objetivo de emagrecer alguns quilos. Quem pensa deste modo, não entendeu nada sobre este estilo de vida, nem pesquisou sobre o assunto…

No entanto, informo-vos que ser Paleo é uma escolha para a vida. Quem compreender verdadeiramente este conceito, sentirá os benefícios e aperceber-se-á que vão muito além do equilíbrio do peso. Experimentem, pois os resultados aparecerão!

Sejam Saudáveis, Sejam Felizes
Suzana Cardoso

3 thoughts on “Estilo de Vida Paleo/Primal: O Meu Testemunho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.