Bolachas de Abóbora e Canela [Paleo, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Refinados]

Estas bolachas de abóbora e canela são tão mas TÃO BOAS! Ficamos todos deliciados aqui por casa! No dia em que fiz as bolachas, estavam bastante crocantes, ao ponto de fazerem aquele típico barulho que o comprova. No dia seguinte, passaram para uma textura fofa, porém igualmente deliciosa.

Esta receita foi adaptada das minhas bolachas de abóbora natalícias que partilhei convosco no ano passado (podem ver AQUI a receita caso queiram fazer em menor quantidade). Segue abaixo a adaptação que fiz:

FÓRMULA MÁGICA

Ingredientes (58 bolachas)

ATENÇÃO: Quando fizerem as minhas receitas e partilharem nas redes sociais, COLOQUEM O LINK DA RECEITA.  É PROIBIDO partilhar “PRINTS” (ou cópias do texto) das minhas receitas nas REDES SOCIAIS, pois ao fazê-lo estão a PREJUDICAR todo o meu trabalho.  PARTILHEM APENAS O LINK. Se quiserem, podem colocar o meu nome (Suzana Cardoso).

  • 200g de Abóbora
  • 1 Ovo
  • 75g de Nozes trituradas/moídas (ou amêndoas)
  • 170g de Polvilho Doce
  • 130g de Farinha de Aveia isenta de glúten (eu usei flocos de aveia e triturei)
  • 70g de Coco Ralado
  • 2 Colheres de sopa de Mel e 1 colher de sopa de Açúcar de Coco (depende do vosso gosto. Eu acrescentei o açúcar de coco, pois tinha pouco mel em casa)
  • 1 colher de sobremesa de Canela
  • 70g de Óleo de Coco (ou manteiga sem sal)

Como a magia acontece

1. Cozer a abóbora. Deixar arrefecer e reduzir a puré. Reservar.

2. Num recipiente, juntar a aveia, o coco ralado, o polvilho doce, a noz triturada (triturei na picadora até que ficasse o mais moída possível) a canela e o açúcar de coco (caso opte por adoçar com ele). Mexer até ficar uniforme.

3. Depois, acrescentar a abóbora em puré, o óleo de coco derretido e o mel, mexendo bem até ficar homogéneo. Adicionar o ovo.

4. Assim que a mistura estiver homogénea, moldar em formato de bolachas. Se achar que a textura está difícil de moldar (viscosa), acrescente a olho, mais um pouco, da sua farinha paleo favorita. Mas não precisa fazê-lo. Pode colocar ao seu lado uma taça com água e humedecer ligeiramente as suas mãos para ser mais fácil para si moldar.

5. Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus. As minhas ficaram prontas em cerca de 15 minutos. Esteja atento ao seu forno, pois o tempo pode variar.

6.  Ao sair do forno, as bolachas parecem ter uma textura mole. Porém à medida que foram arrefecendo (cerca de 15/20 minutos depois), ficaram bastante crocantes. Até faziam barulho ao trincar 😀 . No dia seguinte, perdem esta textura crocante e ficam com uma textura fofa, mas igualmente saborosas. RECOMENDO!

Sejam Saudáveis, Sejam Felizes

– Suzana Cardoso

 

One thought on “Bolachas de Abóbora e Canela [Paleo, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Refinados]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *