Blog

Bolo de Limão Fofinho Sem Glúten e Sem Lactose – Saudável, Delicioso e Fácil de Fazer!

Receitas / Sobremesas

Bolo de Limão Fofinho Sem Glúten e Sem Lactose – Saudável, Delicioso e Fácil de Fazer!

Este bolo de limão é MAGNÍFICO! Ficou com uma textura fofa e uma doçura harmoniosa. Já o confecionei mais do que uma vez e voltarei a fazê-lo muitíssimas vezes. Os meus familiares não seguem o meu estilo de vida e adoraram (comeram várias fatias)!

Partilho convosco a receita, para que também vocês e aqueles que mais amam tenham a possibilidade de desfrutar deste bolo maravilhoso! No dia seguinte, o bolo continuou muito fofinho!

FÓRMULA MÁGICA

ATENÇÃO: Quando fizerem as minhas receitas e partilharem nas redes sociais, COLOQUEM O LINK DA RECEITA.  É PROIBIDO partilhar “PRINTS” (ou cópias do texto) das minhas receitas nas REDES SOCIAIS, pois ao fazê-lo estão a PREJUDICAR todo o meu trabalho.  PARTILHEM APENAS O LINK. Se quiserem, podem colocar o meu nome.

  • PARA APOIAR o meu trabalho, PARTILHE LINK e faça REFERÊNCIA AO BLOG “SEJAM SAUDÁVEIS, SEJAM FELIZES”
  • 75g de Polvilho Doce *
  • 100g de Farinha de Aveia isenta de glúten *
  • 1 Colher de Sobremesa de Fermento
  • 1 Limão: Raspas e 50ml do seu Sumo de Limão
  • 50g de Farinha de Coco *
  • 50g de Açúcar de Coco (adocem ao vosso gosto)
  • 6 Ovos
  • 50ml de Óleo de Coco Extra Virgem
  • 100ml de Bebida Vegetal (usei Bebida de Amêndoa)
  • 1 Colher de Sopa de Vinagre

 * Esta combinação de farinhas foi a mesma que usei no bolo de maçã (receita daqui do Blog) .

Como a Magia Acontece (“Sejam Saudáveis, Sejam Felizes”)

1. PARA APOIAR o meu trabalho, PARTILHE LINK e faça REFERÊNCIA AO BLOG “SEJAM SAUDÁVEIS, SEJAM FELIZES”

2. Num recipiente, juntar as  farinhas (aveia, polvilho doce e coco), o açúcar de coco, o fermento e a raspa de limão. Mexer até que fique uniforme. Reservar.

3. Separar as claras das gemas.

4. Bater as gemas com a bebida vegetal, o vinagre, o óleo de coco derretido e o sumo de limão. (Caso o óleo de coco esteja sólido, derreta e deixe arrefecer primeiro, antes de juntar às gemas!)

5.  Bater as claras em castelo (No BRASIL, diz-se “claras em neve”. Em Portugal, dizemos “claras em castelo”)

6. Juntar o preparado anterior (gemas, bebida vegetal, vinagre, óleo de coco, sumo de limão) ao recipiente com os ingredientes secos. Mexer até que fique homogéneo.

7.  Acrescentar, aos poucos, as claras em castelo.

8. Untar uma forma com manteiga ou óleo de coco e polvilhar com uma farinha sem glúten (usei polvilho doce). Na base, por cima da manteiga, coloquei papel vegetal para que fosse ainda mais fácil depois desenformar.9. Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus. Deixei o bolo cozinhar em 180 graus durante 15 minutos e, depois, reduzi para 160 graus e o bolo cozinhou por mais 25 minutos. Ou seja, o bolo ficou pronto em 40 minutos. Esteja atento ao seu forno e verifique com um palito se o bolo está pronto ou não.

10. Deixar arrefecer e desenformar.  Sejam Saudáveis, Sejam Felizes | Suzana Cardoso 

LEMBREM-SE: Quando fizerem a receita e partilharem nas redes sociais, por favor, coloquem o link desta receita e podem fazer referência ao nome da autora do mesmo (Suzana). Não transcrevam os ingredientes da receita nem partilhem prints, de modo a não prejudicarem o meu trabalho. Ajudem-me a divulgar o que faço  🙂 .

Comentários (10)

  1. Teresa Teixeira

    Obrigada 🙏 sou uma fiel seguidora e aconselho as amigas a seguirem o seu trabalho maravilhoso ❤️

    1. Suzanac

      Tão querida, Teresa :D.
      Grata pelo carinho ❤

    2. Alexandra Duarte

      Ficou muito bom!!!! Como não tenho açúcar de côco usei mel. Maravilhoso. Muito obrigada ❤️

      1. Suzana Cardoso

        Olá, minha querida Alexandra! Tão bom saber que gostou. Grata pelo seu comentário ❤️

  2. […] do delicioso e fofo bolo de limão que partilhei convosco no mês passado? Adaptei a receita e fiz esta versão de laranja. Ficou […]

  3. […] ingredientes da massa do bolo são os mesmos do meu Bolo De Limão Fofo, cuja receita se encontra AQUI no meu blog. No entanto, alterei as quantidades de alguns […]

  4. Gabriela

    Olá,

    Acabei de fazer a tua receita e finalmente consegui um bolo sem gluten que é fácil, não é pesado e é saboroso! Não é muito doce, mesmo aumentando um pouco a quantidade de açucar de cocô, o que não me desagrada porque estou habituada a comer poucos doces. Obrigada pela partilha, com certeza vou experimentar mais receitas tuas!

    1. Suzana Cardoso

      Olá, Gabriela. Grata pelo teu feedback. Fico muito feliz por teres gostado :D.
      Quanto ao nível de doçura, devemos adoçar o mínimo possível para irmos habituando o paladar e também para tornar o bolo mais saudável (:
      Beijinhos grandes !

      Obrigada 😀

  5. Maria Helena Almeida

    Boa tarde D. Suzana. Experimentei fazer o seu bolo de limão e gostei muito apesar de não ter ficado fofo. É que eu como não tinha açúcar de coco coloquei stévea e óleo de coco sem ser extra virgem. Já agora pergunto onde é que arranja este óleo. Brevemente irei fazê-lo novamente mas já com os ingredientes certos. Bjs.

    1. Suzana Cardoso

      Olá, Maria Helena! Colocando todos os ingredientes que coloquei (nas mesmas quantidades) fica mesmo muito fofo. Eu até fiz o teste e nos dias seguintes, continuou igualmente fofinho. Compro o óleo de coco e o açúcar de coco no Continente ou no Celeiro. Beijinhos

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Conteúdo protegido