Pão de Batata-Doce: Saudável/ Paleo, Sem Glúten e Vegan

Este pão não tem glúten nem lactose. Enquadra-se tanto na dieta Paleo como na Vegan.  É feito de batata-doce, polvilho azedo, farinha de mandioca e de sementes de girassol, as quais lhe conferem um sabor especial. É muito fácil de preparar e muito saboroso

FÓRMULA MÁGICA

ATENÇÃO: Quando fizerem as minhas receitas e partilharem nas redes sociais, COLOQUEM O LINK DA RECEITA.  É PROIBIDO partilhar “PRINTS” (ou cópias do texto) das minhas receitas nas REDES SOCIAIS, pois ao fazê-lo estão a PREJUDICAR todo o meu trabalho.  PARTILHEM APENAS O LINK. Se quiserem, podem colocar o meu nome (Suzana Cardoso).

Ingredientes

  • 400g Batata-Doce (pesada crua, sem casca)
  • 150g Polvilho Doce (ou Azedo)
  • 75g Farinha de Mandioca
  • 50g Sementes de Girassol moídas (eu trituro-as na picadora/trituradora)
  • 40ml Azeite Extra Virgem
  • 1 colher de café (rasa) de Sal
  • 1 colher de café de Fermento de padeiro em pó

como a magia acontece (modo de confeção)

1. Coza a batata-doce até ficar mole. Posteriormente, retire a água e triture até ficar em puré. Reserve.

2. Num recipiente, junte os ingredientes secos (polvilho doce, farinha de mandioca, sementes de girassol, sal, fermento) e misture.

3. Adicione o azeite e a batata-doce em puré. Misture bem. Amasse com as mãos até ficar uniforme. ATENÇÃO: Na receita do meu vídeo, eu coloquei água morna, mas repetindo a receita  várias vezes verifiquei que não era necessário e não coloco.

4. Tape o recipiente e deixe repousar cerca de 1 hora.

5. Molde em bolinhas e, se desejar, polvilhe com um pouco de farinha de arroz (para ficar com uma crosta mais crocante) e pode fazer uma cruz com a faca.

6. Leve ao forno pré-aquecido a 190ºC. O tempo vai depender do tamanho dos seus pães.  Estes da foto foram feitos num forno a gás e ficaram prontos em cerca de 45 minutos. Os do vídeo foram feitos num forno elétrico e como eram bolinhas pequeninas cozeram em 20 minutos.

No vídeo abaixo, do meu Canal do Youtube, mostro como faço os pães. Note que no vídeo são de tamanho pequenino e levaram água morna (que não considero ser necessário, pois é perfeitamente possível fazer os pães sem acrescentar a água):

Se desejarem, abram o vídeo diretamente no Youtube, para deixarem o vosso gosto, comentarem ou até partilharem. Subscrevam o canal e, juntos, faremos este estilo de vida chegar a cada vez mais famílias.

Sejam Saudáveis, Sejam Felizes!

– Suzana Cardoso 

17 thoughts on “Pão de Batata-Doce: Saudável/ Paleo, Sem Glúten e Vegan

  1. Miguel Magalhães says:

    Boas Susana. Será que este pão ao invés de estar a cozer a batata doce e triturar se pode usar logo farinha de batata doce na mesma proporção? Obrigado.

    • Suzana Cardoso says:

      Sim, pode sim trocar pela farinha de batata-doce :D. Quanto à quantidade, veja a olho. A massa no final deverá ter uma textura que dê para moldar, com facilidade, em bolinhas. Se tiver muito mole/líquida, adicione mais farinha. Se tiver muito dura, coloque mais um bocadinho de água.

  2. Miriam says:

    Bom dia, fiz e coloquei no forno uns 40 min. – 20min. a 180°+ 20min. 210° só nesta fase é que aumentaram mais o tamanho por fora ficaram bem, , por dentro parece que não coseu, é mesmo assim da batata doce ou fiz algum passo mal? Obrigada.

    • Suzana Cardoso says:

      Ao abrir quente, parece encruado/húmido por dentro. Penso que seja o polvilho que deixa esse efeito. Não tem qualquer problema. Abra os pães apenas quando tiverem arrefecido, caso não goste assim. Eu adoro de qualquer maneira eheheh 😀

  3. Julia says:

    Olá Suzana. Obrigada pela receita. Só uma questão: dá para congelar e ir tirando diariamente? Já experimentou se ficam fofinhos à mesma depois de descongelar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.