Sugestões para um Piquenique Saudável [Paleo]

Dias longos, luminosos e amenos são o contexto ideal para fazer um piquenique ao ar livre.  Seja na praia ou no campo, com as várias sugestões que partilharei consigo, verá como é possível fazer escolhas saudáveis e saborosas.

Segue um excerto do texto “Dicas e Sugestões para Piqueniques” que escrevi para a edição de Junho na Revista Paleo XXI.

O Que Levar Para o Piquenique?

Para a preparação do seu piquenique, escolha alimentos que aprecia e que se enquadram no estilo de vida Paleo, dando preferência àqueles que o farão sentir-se satisfeito por mais horas.

Sugestões Diversificadas e Saborosas

1) Saladas coloridas e cheias de sabor: alface, rúcula, tomate, cenoura, beterraba, rabanetes, pepino, abacate, sementes, bife de frango/peru ou atum. Faça as combinações que para si são as melhores e tempere ao seu gosto.

2) Legumes no forno: curgete, pimentos, cenoura, cebola, beringela, etc. Para dar mais sabor, tempere.

3) “Chips” de batata-doce: corte a batata-doce em rodelas finas, tempere com sal, azeite extra virgem, pimenta preta e alecrim. Leve ao forno.

4) Falso “arroz” de couve-flor e cenoura: Fica pronto muito rapidamente! Complemente este “arroz” com carne grelhada e uma salada, por exemplo. Receita: Ver AQUI.

5) Quiches ou queques salgados: Conjugue vegetais, ovos, carne ou atum e tempere ao seu gosto.

Exemplo de Receita de Muffins de Vegetais: Ver AQUI

6) Panados/”nuggets” de frango ou peru: Pode fazer panados adaptados à dieta Paleo. Só tem de usar farinhas que se enquadrem no conceito. Por exemplo, a farinha de mandioca, a farinha de amêndoa ou a farinha de linhaça. Leve ao forno ou frite em boas gorduras (óleo de coco extra virgem, azeite extra virgem ou manteiga clarificada).

7) Pães ou Crepes: No grupo Paleo Descomplicado encontra várias receitas de pães e crepes que poderá confecionar. Ao pão ou crepe, pode juntar panados, queijo, alface, tomate, pepino, etc.

Receita destes crepes: Ver AQUI

8)Mini pizzas: prepare uma base à sua escolha, seja de couve-flor, frango, batata-doce, pão Paleo ou simplesmente rodelas de curgete ou beringela.  Coloque os toppings que forem do seu agrado e leve ao forno.

Receita de Bases de Pizza: Ver AQUI

Exemplos de Snacks Rápidos

Caso ao longo do dia, volte a ter fome e necessite de um lanche mais rápido, sugiro que leve consigo:

Quer levar algo mais docinho?

1) Fruta: Dê primazia às frutas da época. Caso deseje perder peso, as frutas menos doces são o abacate, coco e frutos vermelhos.

2) Muffins ou uma fatia de Bolo Paleo: de cacau, limão, laranja, banana ou qualquer outra fruta de que goste. EXEMPLOS:

Muffins de Limão: Receita AQUI

Bolo Fofo de Limão: Receita AQUI

Bolo Húmido de Laranja: Receita AQUI

3) Bolachas: Sejam fofas ou crocantes, existem várias alternativas no mundo Paleo que vão deliciar miúdos e graúdos.

As minhas bolachinhas de limão: Receita AQUI

Receita das minhas bolachinhas de laranja: AQUI

4) Mini panquecas: Lembre-se de utilizar apenas ingredientes que façam parte do estilo de vida Paleo. Pode adoçar as panquecas com fruta ou mel.

Receitas das minhas panquecas: VER AQUI

Sugestões de outros blogs:

1. O blog Temperos da Argas Paleo da Márcia tem também várias sugestões para um piquenique saudável em família: salada, fruta, empadas fofas de frango, wraps, sandes, etc. Ver todos os detalhes AQUI.

2.  Também a doce Maria do blog Petiscaria da Maria apresenta várias sugestões deliciosas: oopsies, panados, mini quiches, queques de limão, etc. Ver AQUI.

Seja feliz! Comemore a vida…ao ar livre

Sejam Saudáveis, Sejam Felizes

– Suzana Cardoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *