6 Receitas Deliciosas e Saudáveis com Batata-Doce [Paleo/Sem Glúten]

Existem centenas de formas de confecionar batata-doce, este maravilhoso alimento tão usado por nós que seguimos um estilo de vida saudável. A pensar nisso, partilho convosco algumas ideias para que não vos falte inspiração: umas mais doces, outras mais salgadas. Umas que servem para pequeno-almoço ou lanche e outras para se deliciar à sobremesa.

1.  Muffins de batata-doce e cacau

Foto: FitLiving Eats 

Para fazer esta receita do blog FitLiving Eats vão precisar de batatas-doces cozidas, manteiga de amêndoa, xarope de ácer (o “maple syrup”, que podem trocar por mel), bebida de amêndoa não adoçada, “ovo” de linhaça (ou podem usar um ovo), cacau puro em pó, farinha de amêndoa, fermento, extrato de baunilha, pitada de sal e pepitas de cacau (de preferência com uma % de cacau igual ou superior a 74). Podem ver AQUI a receita completa.

2. “Torradas” de batata-doce

Foto: Little Bits Of

As torradas de batata-doce são uma alternativa saudável ao pão. Para confecioná-las necessita ter em conta as seguintes dicas:

  •  A espessura das batatas-doces não deve ser demasiado fina.
  • Pode necessitar colocar a batata-doce mais do que uma vez na torradeira até obter o resultado desejado.

Sugestões de coberturas:

  •  Abacate, sal, pimenta e raspas de limão;
  • Manteiga de amêndoa, banana e canela;
  • Atum e cebola;
  • Queijo quark, salmão fumado;
  • Ovo estrelado.

Poderá ver AQUI a explicação detalhada deste processo (com fotos a exemplificar).

3. O Meu pão DE BATATA-DOCE

A receita deste meu pão maravilhoso encontra-se na minha página do facebook desde 2017. Também a coloquei no blog. Ver clicando AQUI .

4. Panquecas de batata-doce

3-ingredient-sweet-potato-pancakes-hero.jpgFoto: Wholeheartedly Laura

Para fazer estas panquecas do blog Wholeheartedly Laura apenas necessita de 1 batata-doce cozida (e já arrefecida), 2 ovos e canela. Junte todos os ingredientes e faça as panquecas. Lembre-se de aquecer previamente a frigideira com óleo de coco, cozinhar a temperatura média a baixa e fazer panquecas de tamanho pequeno.  Receita completa: Ver AQUI

5. quiche de batata-doce

Esta fantástica quiche é da minha autoria. A receita encontram aqui no meu blog (clicar AQUI para ver).

6.Bolachas de Chocolate e Cerejas 

sweetchoccherry1Foto: Lila Ruth – Grain Free

Estas bolachinhas da Lila Ruth que têm este aspeto maravilhoso são compostas de: farinha de amêndoa, farinha de batata-doce, sal, pepitas de cacau não adoçado, cerejas desidratadas não adoçadas (podem trocar por uvas-passas ou podem nem colocar este ingrediente), mel, manteiga ( A receita refere “manteiga vegan”, porém como nem eu nem quem me segue é vegan, podem trocar por manteiga. Ou até óleo de coco para uma versão vegan), extrato de baunilha e bebida de amêndoa.  Ver as quantidades e método de confeção AQUI no blog da Lila Ruth.

SUGESTÕES de substituições:

– Podem ver AQUI uma TABELA DE CONVERSÃO de chávenas para gramas, caso precisem de ajuda.

– Se quiserem fazer uma destas receitas e não tiverem todos os ingredientes, simplesmente inspirem-se e façam à vossa maneira. Troquem por outras farinhas (paleo) que tenham, usem a bebida vegetal que tiverem por casa (amêndoa, leite de coco, aveia, etc). Se não conseguirem encontrar pepitas de chocolate negro, usem chocolate negro partido aos bocadinhos ou pepitas de cacau cru. Se não encontrarem cerejas desidratadas, podem usar uvas-passas (que tenham apenas uvas nos ingredientes e nada mais!). Simplifiquem.

Sejam Saudáveis, Sejam Felizes

– Suzana Cardoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *