Panquecas Paleo: Receitas e Dicas para obterem Panquecas Perfeitas

Muitos dos que me seguem, contam-me que têm dificuldades a fazer panquecas. Dizem-me que se desfazem na frigideira e desistem de tentar novamente. Também eu, no começo, tinha essa dificuldade. Porém, com o tempo e com as várias tentativas, fui percebendo o que estava errado e me aperfeiçoei.

Por isso, partilho aqui convosco as minhas RECEITAS de panquecas e várias DICAS que para mim funcionam SEMPRE! Contudo, para que as vossas panquecas fiquem perfeitas é importante que sigam todos os meus conselhos.

receitas de panquecas

1. Panquecas de Banana

Para fazerem estas panquecas necessitam de apenas 3 ingredientes: banana, ovo e canela. Ver RECEITA AQUI.

2. Panquecas de limão e iogurte

Estas minhas panquecas de limão levam 5 ingredientes. Ver RECEITA AQUI.

3. panquecas de maçã

Para confecionar estas minhas panquecas de maçã só precisam de 3 ingredientes: ovos, maçã e aveia isenta de glúten. Podem também colocar uma pitada de canela. Ver RECEITA AQUI.

4. panquecas de laranja

Estas minhas panquecas de laranja levam 5 ingredientes. AQUI podem ver a RECEITA.

dicas para obterem panquecas perfeitas

1.  Em primeiro lugar, a “massa” deverá ter a textura certa. Não pode ser demasiado líquida nem muito espessa. Se ainda estiver muito líquida, misturem uma colher de sopa de farinha, de cada vez. Se estiver demasiado espessa, podem colocar um pouco de bebida vegetal (amêndoa, coco ou outra).

2. Em segundo lugar, devem colocar na frigideira óleo de coco ou manteiga (atenção aos ingredientes). A minha frigideria supostamente é antiaderente, porém tenho de colocar a gordura à mesma.

3. Coloquem a temperatura do fogão média a baixa. A temperatura do meu vai de 1 a 9, eu usei a 4. Sigam à risca esta dica! Das vezes que coloquei temperatura média a alta (6), correu mal.

4. Usem, como medição da quantidade a colocar, uma colher de sopa (não é a concha da sopa. É mesmo a colher de comer sopa. Façam círculos pequenos. Algumas fotos que vemos na internet dão a ilusão que as panquecas sem glúten são grandes, porém muitas delas são bem pequenas. Nas minhas fotos podem ter uma noção do tamanho comparando com as rodelas de limão ou laranja que coloco, propositadamente, ao lado das panquecas.

5. Assim que colocarem a “massa” de 4 ou 5 panquecas (depende do tamanho da vossa frigideira), tapem a frigideira para que cozinhem mais depressa. Deixem cozinhar 4 ou 5 minutos com a frigideira tapada. Depois, ao colocarem a espátula, vão verificar que as panquecas descolam facilmente, virem-nas e deixem mais 2 ou 3 minutos, tapando novamente. (E sim… eu cumpro rigorosamente esses minutos 😀 ).

6. Espero que tenha sido clara na explicação. Se for mais fácil para vocês, posso gravar um vídeo, demonstrando-vos como faço. Qualquer dúvida, digam.

Sejam Saudáveis, Sejam Felizes

– Suzana Cardoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *