Bolo de Limão Fresco e Fofo com Chantilly de Coco (Paleo, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Açúcar Refinado)

Fiz este bolo para o aniversário do meu namorado e todos adoraram! É o bolo perfeito para este Verão, é fresco, tem uma textura fofa e húmida. O recheio é um Chantilly de Coco e Limão que combinou na perfeição com a massa do bolo.

Os ingredientes da massa do bolo são os mesmos do meu Bolo De Limão Fofo, cuja receita se encontra AQUI no meu blog. No entanto, alterei as quantidades de alguns ingredientes, coloquei numa forma diferente e nesta versão coloco recheio. Mais abaixo explico tudo ao pormenor.

como a magia acontece; bolo de limão

ingredientes

ATENÇÃO: Quando fizerem as minhas receitas e partilharem nas redes sociais, identifiquem o meu nome e/ou coloquem o link da receita, de modo a que eu possa ter a alegria de ver a vossa versão 😀 . Não partilhem “Prints” nem transcrevam as minhas receitas quando publicarem a vossa versão, pois desse modo estarão a prejudicar o meu trabalho. Partilhem apenas este link.

  • 75g de Polvilho Doce *
  • 120g de Aveia isenta de glúten (usei flocos de aveia e triturei até que ficasse farinha. Se já tiverem em farinha, melhor.) *
  • 1 Colher de chá de Fermento
  • Raspas de 1 limão
  • 75 ml de Sumo do Limão
  • 60g de Farinha de Coco *
  • 65g de Açúcar de Coco (adocem ao vosso gosto)
  • 6 Ovos
  • 50ml de Óleo de Coco
  • 200ml de Bebida de Amêndoa (ou outra bebida vegetal ao vosso gosto)
  • 1 Colher de Sopa de Vinagre (para conferir uma textura mais fofa)

* Gosto de usar esta combinação de farinhas como ingredientes-base de vários bolos que faço (maçã, laranja, etc).

Modo de confeção

1. Num recipiente, juntar as  farinhas (aveia, polvilho doce e coco), o açúcar de coco, o fermento e a raspa de limão. Mexer até que fique uniforme. Reservar.

2. Separar as claras das gemas.

3. Bater as gemas com a bebida vegetal, o vinagre, o óleo de coco derretido e o sumo de limão. (Caso o óleo de coco esteja sólido, derreta e deixe arrefecer primeiro, antes de juntar às gemas!)

4. Bater as claras em castelo.

5.  Juntar o preparado anterior (gemas, bebida vegetal, vinagre, óleo de coco, sumo de limão) ao recipiente com os ingredientes secos. Mexer até que fique homogéneo.

6. Acrescentar, aos poucos, as claras em castelo.

7. Dividi o preparado em 3 tigelas iguais para depois colocar cada um delas nestas formas da foto abaixo. Deste modo as três camadas do bolo ficam perfeitas e não temos que nos preocupar em dividir o bolo a meio para rechear. Untei-as com manteiga e forrei a base com papel vegetal.

8. Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus. Quando coloquei as partes do bolo no forno, baixei para 160º C (o meu forno queima depressa). Ficaram prontas em 12 minutos. Esteja atento ao seu forno (pode precisar de mais tempo) e verifique com um palito se o bolo está pronto ou não.

9. Reservar e preparar o creme.

chantilly de COCO E LIMÃO

ingredientes

  • 400ml de Creme de Coco
  • Sumo de 1 Limão (usei 10 colheres de sopa de limão)
  • 4 Colheres de Sopa de Xilitol

modo de preparação

10. Juntar todos os ingredientes e mexer com uma batedeira até que fique uniforme. Como o creme de coco estava à temperatura ambiente, estava mais líquido e o chantilly não ficou com a textura desejada. Para contornar a situação, coloquei o chantilly de coco no congelador, durante 20 a 30 minutos e ficou no ponto.

11. Rechear a primeira camada do bolo com metade do chantilly. Depois, colocar a restante na segunda camada. Podem adicionar fruta no recheio. Eu coloquei 1 kiwi em cada uma das camadas.

12. Podem decorar ao vosso gosto. Deliciem-se!

SUGESTÕES DE ADAPTAÇÃO: Podem fazer a versão do creme de coco e caju, pois desse modo o creme fica naturalmente mais grosso (ver AQUI) ou trocar o creme de coco por natas frescas.

LEMBREM-SE: Quando fizerem a receita e partilharem nas redes sociais, por favor, coloquem o link desta receita e podem fazer referência ao nome da autora do mesmo (Suzana). Não transcrevam os ingredientes da receita nem partilhem prints, de modo a não prejudicarem o meu trabalho. Ajudem-me a divulgar o que faço.

Sejam Saudáveis, Sejam Felizes

– Suzana Cardoso 

2 thoughts on “Bolo de Limão Fresco e Fofo com Chantilly de Coco (Paleo, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Açúcar Refinado)

  1. Amanda Lurdes says:

    Preciso perder peso urgente, espero que suas dicas possam me ajudar porque já estou cansada de se sentir mal comigo mesma, me desculpe pelo desabafo e obrigada por compartilhar esse conteúdo.

    • Suzana Cardoso says:

      Olá, Amanda. Obrigada pelo seu comentário. Veja os vários guias que disponho no blog, inspire-se nas minhas ementas e aplicando os princípios da Paleo, verá que vai ganhar muita mais saúde 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *