Bolo Húmido de Laranja [Paleo. Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Açúcar Refinado]

Lembram-se do delicioso e fofo bolo de limão que partilhei convosco no mês passado? Adaptei a receita e fiz esta versão de laranja. Ficou maravilhoso! Mais uma vez, a minha família (que não é paleo) adorou! 😀

O bolo ficou com uma textura húmida e é mesmo muito bom! Perfeito para tomar com um café, como sobremesa de domingo, junto daqueles que amam.

FÓRMULA MÁGICA

ingredientes

ATENÇÃO: Quando fizerem as minhas receitas e partilharem nas redes sociais, identifiquem o meu nome e/ou coloquem o link da receita, de modo a que eu possa ter a alegria de ver a vossa versão 😀 . Não partilhem “Prints” nem transcrevam as minhas receitas quando publicarem a vossa versão, pois desse modo estarão a prejudicar o meu trabalho. Partilhem apenas este link.

  • 6 Ovos
  • 120g de Aveia Isenta de Glúten (usei flocos e triturei para que ficassem em farinha)
  • 50g de Farinha de Coco
  • 80g de Polvilho Doce
  • 50ml de Óleo de Coco
  • 100ml de Bebida Vegetal
  • 1 Colher de Chá de Fermento
  • 1 Colher de Sopa de Vinagre
  • 40g de Açúcar de Coco (depende do vosso gosto)
  • Sumo de 2 laranjas médias (175ml)
  • Raspas de 1 laranja

Como a magia acontece

1. Num recipiente, juntar as  farinhas (aveia, polvilho doce e coco), o açúcar de coco, o fermento e as raspas de laranja. Mexer até que fique uniforme. Reservar.

2. Separar as claras das gemas.

3. Bater as gemas com a bebida vegetal, o vinagre, o óleo de coco derretido e o sumo das laranjas. (Caso o óleo de coco esteja sólido, derreta e deixe arrefecer primeiro, antes de juntar às gemas!)

4. Bater as claras em castelo.

5. Juntar o preparado anterior (gemas, bebida vegetal, vinagre, óleo de coco, sumo das laranjas) ao recipiente com os ingredientes secos. Mexer até que fique homogéneo.

6.  Acrescentar, aos poucos, as claras em castelo.

7.  Untar uma forma com manteiga ou óleo de coco e polvilhar com uma farinha sem glúten (usei polvilho doce). Na base, por cima da manteiga, coloquei papel vegetal para que fosse mais fácil depois desenformar.

8. Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus. Deixei o bolo cozinhar em 180 graus durante 15 minutos e, depois, reduzi para 160 graus e o bolo cozinhou por mais 25 minutos. Ou seja, o bolo ficou pronto em 40 minutos. Esteja atento ao seu forno e verifique com um palito se o bolo está pronto ou não.

9. Deixar arrefecer e desenformar. 

10. Deliciem-se! :D.

LEMBREM-SE: Quando fizerem a receita e partilharem nas redes sociais, por favor, coloquem o link desta receita. Não transcrevam os ingredientes da receita nem partilhem prints, de modo a não prejudicarem o meu trabalho. Ajudem-me a divulgar o que faço  🙂 .

Sejam Saudáveis, Sejam Felizes

– Suzana Cardoso

 

10 thoughts on “Bolo Húmido de Laranja [Paleo. Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Açúcar Refinado]

  1. Sónia Correia says:

    Olá boa noite, peço desculpa, o que é bebida vegetal?? Poderei substituir o açúcar de côco por mel ou stevia? Obrigada 😊 Sónia Correia

    • Suzanac says:

      Bebida vegetal é o “leite ” de coco, bebida de amêndoa, bebida de arroz, bebida de aveia, etc. Eu usei bebida de amêndoa.
      Pode sim trocar o açúcar de coco pelo mel 😀 .
      Beijinhos

    • Suzanac says:

      Olá, Ana. Ao trocar a farinha, a textura ficará diferente. Se colocar mais farinha de coco, é provável que a textura fique seca.
      Pode experimentar colocar mais farinha de aveia, porém não sei como será o resultado final.
      Caso seja de Portugal, tente procurar o polvilho no Intermaché da cidade mais próxima de si.

      Beijinhos*

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *