Ementa Semanal Paleo (Primal) – Semana 2

[Caso tenham ainda várias dúvidas sobre o que comer ou não comer na dieta paleo, cliquem neste meu post: Dieta Paleo – Guia para Iniciantes ]

Partilho convosco mais um exemplo de uma ementa minha de uma semana Paleo – CORRENTE PRIMAL (Pequenos-almoços, Almoços, Jantares e Lanches da tarde).

ATENÇÃO: O meu objetivo é a manutenção do peso, como tal consumo aveia (isenta de glúten), arroz 1 ou 2 refeições por semana e batata branca 1 ou 2 refeições por semana.

Não é muita quantidade de comida, é a necessária para mim, tendo em conta a minha idade e metabolismo. Adaptem as vossas refeições aos vossos objetivos, gostos e possibilidades financeiras.  Espero que a minha ementa vos sirva de inspiração para elaborarem as vossas próprias ementas. No fim da mesma dou algumas dicas para quem precisa perder peso.

Para ver a Ementa Semanal anterior, clicar AQUI.

Segunda-feira

Pequeno-Almoço

Ovos cozidos, amêndoas e Kiwi.

Almoço

Moelas estufadas, batata-doce cozida, 1 ovo e creme de legumes.

Jantar

Carne assada, courgette cozinhada com tomate, creme de legumes

Terça-feira

Pequeno-Almoço

Papas de aveia (4 colheres de sopa de aveia cozinhada com bebida de amêndoa e cacau puro em pó), kiwi e amêndoas.

Almoço

Fígado e salteado de courgette, cogumelos, pimentos e cebola.

Jantar

Um pouco de arroz com cenoura baby, tomate e filetes.

Opte pelo arroz selvagem ou vaporizado e consuma em moderação, especialmente se necessitar de perder peso. Pode substituir por batata-doce ou vegetais. Lembre-se que eu sigo Paleo, corrente Primal e não quero emagrecer.

quarta-feira

Pequeno-Almoço

Omelete (2 ovos caseiros, sementes de girassol e óregãos) e kiwi.

Almoço

Creme de legumes e pastéis de bacalhau e batata-doce (receita AQUI).

Jantar

Hambúrguer, alface, tomate e “arroz” fingido de cenoura e couve-flor (receita AQUI).

quinta-feira

Pequeno-Almoço

Waffles (1 colher de sopa de farinha de coco, 1 colher de sopa de cacau puro em pó, 2 ovos e bebida de amêndoa a olho) + Kiwi + Café.

Almoço

Carne assada, rúcula e restante “arroz” de couve-flor e cenoura.

Jantar

Salmão grelhado, batata-doce no forno e grelos.

sexta-feira

Pequeno-Almoço

Ovos mexidos e morangos.

Almoço

Frango com tomate, grelos e creme de legumes.

Jantar

Creme de legumes, quiche de batata-doce e frango  (receita AQUI).

sábado

Pequeno-Almoço

Crepes de maçã (receita AQUI) e café com canela do Ceilão .

Almoço

Bifes de frango grelhados, salteado de cenoura, cogumelos, cebola e pimentos.

Jantar 

Quiche de frango (receita AQUI) (como cortei demasiados vegetais para a quiche de batata-doce, fiz esta quiche sem base para lhes dar uso), salada e creme de legumes.

domingo

Pequeno-Almoço

Turbinado. Para saber mais detalhes sobre como fazer e quais os seus benefícios, clicar AQUI

Almoço

Vitela assada na brasa, batata branca no forno e alface. Se quiser evitar a batata, pode substituir por vegetais feitos no forno, por exemplo.

Sabiam que o amido da batata branca se torna amido resistente quando consumido frio e é benéfico para a nossa saúde? Mais informações AQUI.

Jantar

Atúm à brás (receita AQUI).

lanches DA SEMANA

Estes são alguns exemplos de lanches que costumo consumir a meio da tarde: crepes, pãezinhos de queijo,  os meus pães de batata doce (receita AQUI), muffins de vegetais (como estes), panquecas saudáveis (como por exemplo estas de limão e iogurte), apenas frutos secos, ou nada.

Dicas para quem pretende perder peso:
  • Fazer no máximo 2 ou 3 refeições por dia;
  • Tomar turbinado mais vezes ao Pequeno-Almoço;
  • Fazer jejum intermitente;
  • Moderar no consumo de: aveia, batata, arroz vaporizado e derivados de leite (queijo, iogurte, natas);
  • Não exagerar no consumo da fruta nem dos frutos secos.

Para terem mais inspiração na confeção das vossas refeições, vejam as fotos partilhadas diariamente no grupo do facebook Paleo Descomplicado e os álbuns publicados em várias páginas, tais como: Sejam Paleo, Sejam Felizes (a minha página), Temperos da Argas Paleo, Mamã Paleo, Caramelo’s Kitchen, Receita D’Amor, Paleopaedia,  Fitalicious,  Healthy BitesMartinha do Paleo,  Na Cozinha Com a Evans, Sweet Paleo by Su, Desafio Saudável da Maria, etc.

Sejam Saudáveis, Sejam Felizes

– Suzana Cardoso

4 thoughts on “Ementa Semanal Paleo (Primal) – Semana 2

  1. Maria João Passos says:

    Suzana, querendo emagrecer. Tendo feito exercício toda a vida. Estando parada e, infelizmente já em Menopausa o meu metabolismo morreu e ninguém o avisou.
    Sendo que sempre tive um intestino extremamente nervoso, para perder todo o peso que quero não restam muitos alimentos e os ovos sempre me caíram mal a não ser incluídos em pratos. Já melhorou, contudo, com moderação.
    Para emagrecer MESMO, além de “ressuscitar” o metabolismo, algo que já estou é fazer, só faço 2 refeições por dia. Um JI por semana, pelo menos, de 24 horas com turbinado.
    Só legumes, saladas e proteínas? Se não mudasse a alimentação iria descobrir decerto síndrome de Cólon Irritável ou pior. Já melhorei imenso. Contudo às vezes tenho descargas brutais.

  2. Tita.giras@gmail.Como says:

    Suzana, preciso emagrecer. Tenho 52 anos e já estou na menopausa. Tive um problema oncológico e fiz quimioterapia. Sigo uma dieta paleo e neste momento faço JI de 16 ou24h por dia, nada parece adiantar a balança praticamente não mexe. Não sei que se passa com o meu metabolismo. Bebo imensa àgua e chás durante o dia e nada. Agradeço a sua ajuda.

    • Suzana Cardoso says:

      Olá, Tita! Tendo em conta as suas condições de saúde, recomendo que coloque a sua questão no grupo Paleo Descomplicado a pedir ajuda APENAS a quem tem conhecimentos a este nível (relacionados com os problemas de saúde que você mencionou). Desejo-lhe tudo de bom 😀
      Beijinhos*

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *