Bolo de Maçã [Paleo, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Açúcar Refinado]

Apresento-vos o Bolo de Maçã perfeito: tem uma textura húmida e uma doçura harmoniosa. Fiz o bolo em março e fi-lo novamente este mês, com umas pequenas alterações que o tornaram ainda mais apetitoso (receita segue abaixo). O bolo ficou divinal e deixou deliciados todos aqui por casa (eles não são paleo).

FÓRMULA MÁGICA

Ingredientes

ATENÇÃO: Quando fizerem as minhas receitas e partilharem nas redes sociais, identifiquem o meu nome e/ou coloquem o link da receita, de modo a que eu possa ter a alegria de ver a vossa versão 😀 . Não partilhem “Prints” nem transcrevam as minhas receitas quando publicarem a vossa versão, pois desse modo estão a prejudicar o meu trabalho. Partilhem apenas este link.

  • 4 Maçãs para o bolo + 1 maçã para a cobertura
  • 4 Ovos + 1 ovo para pincelar no fim
  • 75g de Aveia isenta de glúten (usei flocos e triturei. OU use farinha de aveia para ser mais rápido)
  • 75g de Coco Ralado (ou Amêndoa Moída)
  • 50g de Polvilho Doce
  • 1 Colher de Sopa de Linhaça Moída
  • 100 ml de Bebida Vegetal (usei bebida de amêndoa)
  • 1 colher de café de fermento
  • 40g de Açúcar de Coco (adocem ao vosso gosto)

Como a magia acontece

1. Separe as claras das gemas. Bata as gemas. Bata as claras em castelo. Reserve.

2. Triture os flocos de aveia (ou usar farinha de aveia). Descasque e triture as 4 maçãs para que fiquem em puré.

3. Num recipiente, junte a farinha de aveia, o coco ralado, o polvilho doce, a farinha de linhaça, o açúcar de coco e o fermento. Mexa para que fique uniforme. Acrescente a bebida vegetal, o puré de maçã, as gemas e misture bem.  Por fim, junte, aos poucos, as claras em castelo.

4. Unte a forma com manteiga ou óleo de coco. Verta a massa na forma. Eu usei uma forma de fundo removível. Por cima, coloque uma maçã laminada e pincele com um pouco de ovo.

5. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus. O meu ficou pronto em 50 minutos. Esteja atento ao seu forno! Para não queimar na parte de cima, após 30 minutos, tapei com prata.

6. Delicie-se e partilhe este fantástico bolo com aqueles que mais ama.

Sejam Saudáveis, Sejam Felizes

– Suzana Cardoso

 

13 thoughts on “Bolo de Maçã [Paleo, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Açúcar Refinado]

  1. mbourtv says:

    Suzana, bom dia! O logótipo ficou lindíssimo. Como não a consigo identificar nas publicações, venho perguntar se, nas bolachinhas de laranja, podemos substituir os flocos de aveia. Não tenho suficientes! Obrigada querida!

  2. Catarina says:

    Olá! Gosto imenso das suas receitas e queria experimentar fazer os bolos de maçã e de limão. Acontece que não me dou bem com aveia. Será que fica com na mesma se usar farinha de amêndoa?
    Obrigada.

    • Suzana Cardoso says:

      Olá, Catarina :D. É uma questão de experimentar. A textura poderá ficar diferente (pode até usar uma parte de farinha de arroz e outra parte de farinha de amêndoa) (:

  3. Ana Cristina Ramos says:

    Boa noite Suzana, obrigada pelas receitas, eu sou intelorante a todos os cereais quando as suas receitas têm linhaça ou aveia o que posso usar? Obrigada Ana Ramos

    • Suzana Cardoso says:

      Olá, minha querida Ana. Nesse caso, faça os seus bolos com farinhas que possa consumir (Exemplo: farinha de amêndoa, farinha de coco, nozes moídas, polvilho doce, cacau puro em pó, etc). Faça as suas próprias experiências, sem medos! No caso deste bolo de maçã, em vez da aveia, coloque farinha de amêndoa. E retire a colher de sopa de linhaça. Tenho a certeza que com essas substituições vai ficar igualmente delicioso!

      Beijinhos*

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.