10 Receitas de Panquecas Saudáveis – Parte 1

Panquecas de amêndoa, coco, mirtilos, courgette ou até de bacon. Panquecas doces ou salgadas. Umas mais saudáveis para fazer ao pequeno-almoço ou ao lanche e outras que deverá consumir com mais moderação (nomeadamente aquelas que têm como ingredientes aveia, açúcar de coco ou mel).

Fiz uma intensa pesquisa de panquecas Paleo e Low-Carb para reunir uma lista para si. Algumas encontram-se em inglês, porém não se preocupe que eu, como gosto muito de si, traduzi o modo de confeção para português. A quantidade dos ingredientes é que, por uma questão de ética, não pude colocar. No entanto, em cada receita deixo o link dos mesmos. É só clicar e abrirá uma nova janela com as receitas originais. Qualquer dúvida, deixe um comentário, que terei todo o gosto em ajudá-la(o).

Espero que esta lista lhe seja de extrema utilidade, quando lhe surgir o desejo de degustar umas saborosas panquecas Paleo. Se não possuir todos os ingredientes, o meu conselho é que se inspire com estas receitas e faça as suas próprias adaptações. Certamente, que obterá um resultado final delicioso.

1. Panquecas Paleo de Amêndoa e Baunilha

Almond Flour Pancakes | Grain-free, gluten-free, sugar-free, dairy-free pancakes for a protein-packed healthful breakfast | TheRoastedRoot.net #healthy #glutenfree #paleo #primal TheRoastedRoot.net

Foto e Receita: The Roasted Root

Sem glúten e sem açúcar refinado, estas panquecas Paleo levam farinha de amêndoa, ovos, extrato de baunilha, sal e bebida de amêndoa. A receita é do blog The Roasted Root. Clique AQUI para ver a quantidade dos ingredientes.

  • Num recipiente, bata os ovos. De seguida, adicione a bebida de amêndoa e o extrato de baunilha. Misture. Acrescente a farinha de amêndoa, o sal e o fermento e misture até que fique homogéneo.
  • Aqueça uma frigideira com óleo de coco. Cozinhe as panquecas até que as suas bordas fiquem firmes, cerca de 3 a 4 minutos. Vire cuidadosamente, cozinhe o outro lado cerca de 45 segundos a 1 minuto.
2.  Panquecas Paleo de 3 ingredientes

3-Ingredient Pancakes recipe

Foto e Receita: Zoom Yummy

Esta receita do blog Zoom Yummy é composta por apenas 3 ingredientes: banana, ovos e canela. A quantidade dos ingredientes e passo a passo em fotos encontra-se AQUI.

  • A confeção destas panquecas é muito simples. Num recipiente, misture a banana, a canela e os ovos até que fique uniforme.
  • Aqueça a frigideira com óleo de coco ou manteiga. Cozinhe em lume médio a baixo.
  • Coloque uma pequena quantidade da massa na frigideira e cozinhe cerca de 1 a 2 minutos cada lado.
3. Panquecas Paleo e Low-Carb de Amêndoa e Coco

Foto e Receita: Wholesome Yum

Estas panquecas de 6 ingredientes são fáceis de preparar, fofas e saborosas, segundo a sua autora. Os seus ingredientes são: farinha de coco, farinha de amêndoa, eritrol (substitua por mel, açúcar de coco ou mascavado), ovos, bebida de amêndoa (ou outra à sua escolha, como leite de coco, por exemplo) e fermento sem glúten. A quantidade dos ingredientes encontra-se AQUI no blog Wholesome Yum .

  • Para preparar estas panquecas, junte todos os ingredientes num recipiente até que fique uma mistura homogénea. Se a mistura estiver muito grossa, junte mais um pouco de bebida vegetal.
  • Aqueça uma frigideira com óleo de coco em fogo médio a baixo. Coloque a massa na frigideira quente em círculos. Cubra e cozinhe cerca de 1,5 a 2 minutos, até que se comecem a formar bolhas. Vire e cozinhe mais uns 1,5 a 2 minutos. Repita o procedimento com a restante massa.
  • Não “regue” as suas panquecas como a autora desta receita fez. Tente adoçar ao mínimo para que a receita se mantenha no conceito “saudável”.
4. Panquecas Paleo de Batata-Doce

Paleo Sweet Potato Pancakes

Foto e Receita: Smile Sandwich

De acordo com a sua autora, são as melhores panquecas que já fez. Para confecioná-las necessita de batata-doce, ovos, farinha de coco, extrato de baunilha, canela e bicarbonato de sódio. As quantidades dos ingredientes encontram-se AQUI no blog Smile Sandwich.

  • Misture todos os ingredientes até obter uma massa uniforme.
  • Aqueça, em fogo médio, uma frigideira com óleo de coco. Despeje um pouco da massa até que comecem a formar-se bolhas. Vire a panqueca e cozinhe mais 1 ou 2 minutos.
  • Repita o processo com o preparado restante.
5. Panquecas Paleo e Low-Carb de Avelãs

Foto e Receita: Wholesome Yum

Estas panquecas possuem como ingredientes: farinha de amêndoa, avelãs, fermento sem glúten, sal marinho, ovos, bebida de amêndoa e, para adoçar, eritrol (substitua por mel, açúcar de coco ou mascavado, tâmaras ou uma banana pequena, adaptando a quantidade dos restantes ingredientes de acordo com esta substituição.) As quantidades dos ingredientes encontram-se AQUI no blog  Wholesome Yum.

  • Num recipiente, junte a farinha de amêndoa, o açúcar de coco (ou mel), fermento e o sal. Adicione os ovos e a bebida de amêndoa. Misture até ficar homogéneo.
  • Triture as avelãs num processador de alimentos (não triture demais para não ficarem em pó). Junte ao preparado anterior e envolva. Adicione uma colher de sopa de bebida de amêndoa, de cada vez, para obter uma massa fina mas não muito líquida.
  • Aqueça uma frigideira em fogo médio a baixo e faça as suas panquecas. Coloque a massa, uma colher de sopa de cada vez, na frigideira quente.
  • Cozinhe, cubra, até que as bordas estejam secas e comecem a formar-se bolhas (cerca de 2 minutos). Vire, cubra novamente e cozinhe até dourar do outro lado (mais 2 minutos). Repita até que não haja mais massa.
6. Panquecas de linhaça com manteiga de amêndoa

20170914_074127

Foto e Receita: Os Temperos da Argas Paleo

Estas deliciosas panquecas Paleo e Low Carb levam apenas 2 ingredientes: ovos e linhaça! Esta receita é do Blog Os Temperos da Argas Paleo (clique AQUI para ver a receita. Pode seguir a sugestão da Marcia Patrício e acompanhar estas panquecas com manteiga de amêndoa, uma peça de fruta e canela.

7. Panquecas Paleo de Mirtilos

Grain-Free Blueberry Pancakes-4

Foto e Receita: Smile Sandwich

Estas panquecas Paleo e Low-Carb com este aspeto apetitoso para a sua confeção necessitam de: banana de dimensão pequena, ovos, manteiga de frutos secos (por exemplo, de amêndoa), extrato de baunilha, canela, farinha de amêndoa e mirtilos.  Pode ver AQUI, no blog Smile Sandwich, a receita completa.

  • Num liquidificador ou processador de alimentos (ou com a varinha mágica), misture a banana, os ovos, a manteiga de frutos secos, o extrato de baunilha e a canela. Adicione a farinha de amêndoa.
  • Se a massa ainda não parecer suficientemente grossa, adicione um pouco mais de farinha de amêndoa para obter mais consistência. No entanto, não será tão grossa quanto a massa normal de panqueca.
  • Aqueça o óleo de coco numa frigideira. Despeje uma pequena quantidade do preparado. Por cima coloque os mirtilos. Cozinhe cerca de 3 minutos, depois vire e continue a cozinhar até dourar.
  • Pode comer as suas panquecas com mais um pouco de manteiga de amêndoa ou iogurte grego natural.
8. Panquecas Paleo de Maçã e Aveia

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Foto e Receita: Os Temperos da Argas Paleo

Estas saborosas panquecas são compostas por farinha de aveia (isenta de glúten), maçã cozida, leite de coco, fermento sem glúten e quem desejar pode acrescentar canela e extrato de baunilha. É mais uma receita do blog Os Temperos da Argas Paleo (ver AQUI a receita).

9. Panquecas Paleo de Courgette

Gluten-Free Zucchini Pancakes | TheRoastedRoot.net #healthy #recipe #breakfast

Foto e Receita: The Roasted Root

Para confecionar estas panquecas será necessário: farinha de amêndoa, farinha de aveia (isenta de glúten), canela, fermento sem glúten, sal, ovos, leite de coco, extrato de baunilha, courgette ralada, maple syrup/xarope de ácer (troque por mel) e para cozinhar, utiliza-se óleo de coco. Veja AQUI as respetivas quantidades.

  • Em primeiro lugar, enxague e rale a courgette.
  • Num recipiente, misture a farinha de amêndoa, a farinha de aveia, a canela, o fermento em pó e o sal (os ingredientes secos).
  • Noutro recipiente, junte os ovos, o leite de coco, o extrato de baunilha e o mel (os ingredientes húmidos). Adicione a courgette ralada e misture bem.
  • Despeje os ingredientes húmidos no recipiente dos ingredientes secos e misture até obter uma massa uniforme.
  • Deixe o preparado repousar cerca de 10 minutos.
  • Aqueça óleo de coco numa frigideira, em lume médio. Quando estiver quente, faça as panquecas. Deixe-as cozinhar até que se formem várias pequenas bolhas e as bordas comecem a ficar firmes (cerca de 2 minutos). Vire cuidadosamente e cozinhe mais 1 ou 2 minutos.
  • Repita o processo com a massa restante e, se necessário, adicione mais óleo de coco na frigideira.
10. Panquecas Paleo de Bacon

Bacon Pancakes

Foto e Receita: Mark’s Daily Apple

Esta receita do Mark Sisson, autor do livro “Energia Paleo”, utiliza os seguintes ingredientes na sua confeção: fatias de bacon (compre bacon sem aditivos), claras de ovo, farinha de coco, gelatina em pó, manteiga sem sal derretida, cebolinho picado e água. Veja AQUI as quantidades dos ingredientes.

  • Quanto ao modo de preparação, em primeiro lugar, cozinhe o bacon. Ao mesmo tempo, bata as claras em castelo.  Reserve.
  • Num recipiente, junte a farinha de coco, a gelatina, a manteiga, o cebolinho e o bacon (já confecionado). Acrescente a água e, aos poucos, adicione as claras em castelo. Envolva bem até que a mistura fique uniforme.
  • Em fogo médio, na frigideira, coloque as panquecas em dimensão pequena (cerca de 2 colheres de sopa). Cozinhe cerca de 3 minutos cada um dos lados. Sirva quente.

Sejam Saudáveis, Sejam Felizes

– Suzana Cardoso

 

One thought on “10 Receitas de Panquecas Saudáveis – Parte 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *