Resolução de Ano Novo: Perder Peso. É mesmo isso que quer? Ou está a iludir-se?

Quer fazer parte dos 8% que concretizam as suas resoluções de Ano Novo? Ou dos 92% que acabarão por sentir-se frustrados? 

Será que vale a pena continuar a definir resoluções de ano novo?

Depende… É desta vez que vai agir ou gosta de se sentir frustrado por falhar com o que se comprometeu?

Esperar pelo começo do ano para estabelecer metas e, posteriormente, não cumprir, é simplesmente INÚTIL. Resoluções de ano novo? Estabeleçam resoluções para cada dia das vossas vidas!

(Imagem 1)

Apenas 8% concretizam as suas Resoluções de Ano Novo.

E são 80% os que em Fevereiro já desistiram das suas metas de início de ano. Ano após ano, é sempre este ciclo: esperança no começo, seguida de desistência. Por isso, há quem nem se quer se dê ao trabalho de estabelecer resoluções… Sabe porquê? Porque, no fundo, já sabem que não as vão cumprir. Para quê fazer mais? Quem é que vai querer continuar a desiludir-se? A sentir-se zangado consigo próprio por não ter agido em sintonia com a sua palavra? Porque fazer mais resoluções se sabem que vai ser igual ao ano anterior?

O início do ano transmite a ideia de um novo começo, a esperança de que é ESTE ANO que VAMOS MUDAR as nossas vidas, que vamos alcançar os nossos sonhos, que vamos ser felizes!

Contudo… o que, na verdade, o vai fazer feliz?

O que a o vai fazer feliz é o PROGRESSO. É este o segredo da felicidade. É assim que se vai sentir VIVO.

Seja o condutor da sua própria vida. Não permita que sejam os outros a conduzi-la.

Quer mudar a sua vida? Quer progredir? Olhe para a sua vida de outro modo. Assuma o controlo total de todo este processo. Não faça parte daqueles 92% que estabelecem resoluções de ano novo, porém pensam que é a ESPERANÇA, o DESTINO que tratará de realizar o que desejam (Ou será que ficam à espera de um MILAGRE?). Seja DIFERENTE. Ou quer continuar a enganar-se e a desiludir-se, ano após ano?

(Imagem 2)

Como definir uma verdadeira resolução para alcançar a MUDANÇA que tanto almeja?
  • Possua uma VISÃO do que realmente deseja. Referir na lista de objetivos do ano “Vou parar de ingerir açúcar.”, “ Vou perder 10kg” ou “Vou deixar de fumar”, não é o suficiente.
  • Se não parar para refletir sobre o que vai GANHAR em alcançar cada uma das suas metas, mais tarde ou mais cedo, acabará por desistir.
  • O objetivo tem de lhe despertar ENTUSIASMO. Tem de ser poderoso, atraente, tem de inspirá-lo, incentivá-lo a fazer tudo o que for necessário para a sua concretização.
  • Faça uma LISTA DE RAZÕES que o incentive a alcançar cada uma das suas metas. Se possuir uma visão entusiasmante sustentada por uma lista de razões, mesmo que surjam obstáculos, mesmo que passe por períodos conturbados, mesmo que o tentem desmotivar, vai conseguir ser mais FORTE e seguir, com sucesso, o seu caminho.

Deseja perder peso? Contudo, só pensa no que vai perder ao seguir um estilo de vida saudável? Nos docinhos com os quais já não vai poder se deleitar? No pão quentinho e fofo que acalenta e aconchega o seu paladar? MUDE JÁ O SEU FOCO. Veja, sinta tudo o que vai alcançar com a concretização desse seu objetivo. No começo, pode parecer difícil. No começo, pode custar. Só que o tempo vai passar de qualquer das maneiras e AMANHÃ VAI DESEJAR TER COMEÇADO HOJE!

No seu íntimo, considera que são mais as perdas do que os ganhos? Reflita novamente. A resposta encontra-se mesmo à sua frente. Sente-se bem quando se vê ao espelho? Gosta de sentir a dor causada pelo excesso de peso? Gosta dos sintomas dos problemas de saúde que recebeu como “prémio” por consumir esses alimentos venenosos? Esses venenos não gostam de si, só querem o seu mal. Porque lhes dá o valor que eles não merecem?

Não seria muito melhor acordar todos os dias repleto de energia, saúde, vitalidade, bem-estar? Não se sentiria muito mais satisfeito e não pouparia muito mais em não ter de ir ao médico com tanta frequência nem em ter de tomar medicação? Será que pensa que não merece ser feliz? Será que não se ama? Será que não ama o seu corpo? Você merece ter uma vida feliz! Ame-se. Ame o seu corpo, nutra-o com comida de verdade.

Foque-se nos benefícios que terá ao seguir um estilo de vida saudável e verá que terá sucesso na concretização do seu objetivo.

(Imagem 3)

O sucesso é o resultado de pequenos esforços, repetidos diariamente (Robert Collier)

Todos os dias, sim TODOS OS DIAS, relembre-se de tudo o que vai melhorar na sua vida quando tiver concretizado os seus objetivos. Sinta, ouça, veja como será essa nova vida. Sinta como se já fosse real. Este exercício de visualização mental carregado de emoção vai criar em si motivação e força de vontade, necessárias para a sua luta diária contra os inimigos do seu sucesso (preguiça, gula, opiniões alheias).

Quando se define uma verdadeira resolução, faremos de tudo para concretizá-la. Se “falharmos” significa que não queríamos nem estávamos empenhados nessa mudança.

Não precisa esperar pelo início do ano, pelo início do mês, pelo início da semana para agir no sentido da realização das suas resoluções, dos seus sonhos. Se quer realmente mudar a sua vida… comece AGORA.

 

  (Imagem 4)

Sejam Saudáveis, Sejam Felizes
– Suzana Cardoso

2 thoughts on “Resolução de Ano Novo: Perder Peso. É mesmo isso que quer? Ou está a iludir-se?

  1. maria martins says:

    Estou muito agradecida pelo vosso texto, são palavras muito motivadoras e que me levaram a concretizar o meu plano/resolução na prática diária. Sempre que piso o risco leio este texto e volto o foco para a minha resolução de 31 de dez. Tem estado a resultar e vai continuar é para a vida. Obdo

    • Suzanac says:

      Olá, Maria! Fico extremamente feliz com o seu comentário. Enche-me a alma e o coração saber que o meu texto a está a ajudar.
      Muito muito obrigada pelo seu comentário.
      Um grande beijinho <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *